Com apoio da Copel, dez famílias cultivarão horta comunitária sob linha de energia em Londrina

Iniciativa é da Copel e prefeitura do município, dentro do programa Cultivar Energia. Área é de 2 mil metros quadrados onde serão plantadas diversas espécies de verduras. É a primeira unidade do Norte do Estado.
25/04/2023 - 13:40

A Copel e a prefeitura de Londrina inauguraram nesta terça-feira (25) a horta comunitária do Jardim Lolata, implantada sob uma linha de alta tensão às margens da Avenida Santos Dummont, na região do aeroporto da cidade. A área de 2 mil metros quadrados será cultivada por aproximadamente dez famílias, e é a primeira unidade do Programa Cultivar Energia instalada no Norte do Paraná. As famílias farão trabalho voluntário e a produção será vendida para consumidores locais.

O programa fornece apoio técnico e de segurança para os moradores e funciona em parceria com as prefeituras de cada localidade. O município oferece a assessoria técnica para a agricultura urbana e a Copel é responsável pela cessão de uso da faixa, limpeza da área, instalação de cercas e orientação permanente a respeito da segurança no uso do espaço.

O vice-prefeito João Mendonça comemorou a parceria. “É de grande importância para melhorar a vida da comunidade, não só para levar comida para casa, mas que ajuda também na saúde das pessoas. Conheço gente que se curou na horta, de maus pensamentos, do estresse. A horta proporciona uma vida nova para as pessoas, e essa parceria da Copel é muito boa”, comentou.

O trabalho do grupo de voluntários é coordenado por Celio Tadashi Kimura, que esteve presente na inauguração, já apresentando o fruto do primeiro plantio de hortaliças realizado na horta. Ele afirma que tem atendido encomendas externas, mas que o objetivo é cada vez mais atender os moradores da região no próprio local, de segunda a sábado no início da manhã. “Queremos esse contato com o consumo local, essa integração com o bairro. Temos vários tipos de alface, chicória, almeirão, rúcula, couve, alho-poró, e queremos no futuro produzir legumes também”, disse.

Ao que tudo indica, essa integração ocorrerá rapidamente, pois bastou a abertura dos portões na inauguração para a horta receber as primeiras visitas espontâneas da vizinhança, curiosa em saber como irá funcionar o atendimento. Naiara Fernanda Santos foi uma das visitantes, com os filhos Davi e Camile, que já saíram com um pé de alface em mãos. Sônia Maria Silva de Oliveira também quis ver de perto a plantação, e aproveitou para levar alface e rúcula.

“Tinha que ter mais ideias assim, isso até incentiva as pessoas a comer, porque dá vontade. Você lembra de quando era criança, é muito bom. A natureza é perfeita”, disse Sônia.

Para o voluntário Roque Lourenço Filho, que iniciou o trabalho no local há uma semana e auxilia regando os canteiros, a vivência na horta também relembra a infância. “Vim da roça e esse projeto é fantástico, estou muito contente. Além de ser muito viável, porque a questão do orgânico é muito necessário hoje em dia”, avaliou.

O presidente da Comissão Socioambiental da Copel na região, Luciano Bento Dantas, explica que a parceria tem possibilidade de expansão. “Estamos muito felizes porque esta é a primeira horta do Programa Cultivar Energia no Norte do Paraná. Para a Copel é importante porque a gente mantém o espaço embaixo da linha bem cuidado. E temos muitos outros locais para serem utilizados, então estamos buscando novas parcerias”, comentou.

Com o espaço inaugurado nesta terça-feira, já são 14 hortas instaladas, em mais de 40 mil metros quadrados de área, destinados pela Copel Geração e Transmissão e Copel Distribuição, em sete municípios. O novo espaço em Londrina se soma a uma rede de 58 hortas comunitárias e escolares apoiadas pelo Programa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana (AgriUrbana), coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA).

Serviço:

Horta Cultivar Energia / Agriurbana no Jardim Lolata - Aeroporto

Endereço: Rua Gago Coutinho, s/n, entre as ruas Timóteo e Leonardo da Vinci

Venda de hortaliças para a comunidade, de segunda a sábado no início da manhã