Sem custo ao consumidor, Copel instala medidores inteligentes em Fazenda Rio Grande

Os novos medidores emitem sinais em tempo real para o centro de operações da Companhia, agilizando o atendimento nos casos de falta de luz. Em Fazenda Rio Grande, a troca vai acontecer em todas as 60 mil unidades consumidoras do município, a um ritmo superior a 200 domicílios por dia. 
Publicação
20/04/2023 - 15:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Programa Rede Elétrica Inteligente da Copel está chegando a Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. A partir do dia 24 de abril, próxima segunda-feira, eletricistas farão a troca dos medidores convencionais por modelos digitais e inteligentes, sem custo para o consumidor. 

Os novos medidores emitem sinais em tempo real para o centro de operações da Companhia, agilizando o atendimento nos casos de falta de luz. Em Fazenda Rio Grande, a troca vai acontecer em todas as 60 mil unidades consumidoras do município, a um ritmo superior a 200 domicílios por dia. 

“A Copel está implantando no Paraná a rede de distribuição de energia mais moderna do Brasil, tecnologia que automatiza o sistema e vai reduzir o tempo de desligamento provocado por intempéries e outros fatores externos, além de possibilitar o controle do consumo pelo cliente, entre vários outros benefícios”, afirma o gerente da agência da Copel em Fazenda Rio Grande, Diogo Mantovani. 

REGIÃO METROPOLITANA – O programa também já está em fase de conclusão em Araucária e Contenda, ambas com mais de 80% das instalações finalizadas. Os próximos municípios a receberem a nova tecnologia são Mandirituba, Quitandinha e Piên. 

Os medidores inteligentes representam o futuro do setor de energia elétrica, pois são peças-chave para a transformação dos centros urbanos em smart cities, ou cidades inteligentes. Iniciado em 2021, o programa já está em 73 municípios das regiões Sudoeste e Centro-Sul do Paraná, e agora avança para mais 28 cidades da Região Metropolitana, Campos Gerais e Ilha do Mel. 

Nesta nova etapa, serão instalados ao todo 511 mil novos equipamentos, ao longo dos próximos dois anos. Com a Rede Elétrica Inteligente, toda a operação será automatizada, reduzindo as quedas de energia e agilizando o retorno dos serviços em eventuais faltas. Além disso, os serviços rotineiros de leitura de energia, bem como o corte e a religação em casos de inadimplência, serão realizados de forma remota, como já acontece nas localidades atendidas no Sudoeste. 

TROCA DOS MEDIDORES – O serviço de troca dos medidores é gratuito, feito com a rede desligada e tem previsão de durar aproximadamente uma hora em cada domicílio. Ele é realizado por eletricistas uniformizados e identificados pelo crachá da empresa contratada Eleng.  

Para a realização do trabalho, os profissionais entregam uma carta de apresentação da rede inteligente e precisam de acesso somente ao conjunto de medição da energia elétrica, sem precisar entrar na residência do consumidor. 

APLICATIVO – O consumidor que já tem medidor inteligente instalado e em completo funcionamento pode acessar a nova funcionalidade no aplicativo Copel. A opção “rede elétrica inteligente” mostra a quantidade de quilowatt-hora (kWh) consumida a cada dia e estima o total de consumo do mês, antes do fechamento da fatura. No entanto, essa funcionalidade é liberada somente depois que a Copel finaliza a instalação de todos os medidores no município. 

GALERIA DE IMAGENS