Estado e 45 prefeituras firmam adesão ao projeto de qualificação profissional gratuita itinerante

Municípios contemplados com cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Senai-PR, em parceria com o Governo do Estado, assinaram nesta segunda-feira (24) o termo de adesão ao projeto Carretas do Conhecimento.
24/04/2023 - 17:50

Prefeitos e representantes dos 45 municípios contemplados com cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Senai-PR, em parceria com o Governo do Estado, assinaram nesta segunda-feira (24) o termo de adesão ao projeto Carretas do Conhecimento. A edição de 2023 (confira o cronograma) ofertará 1.828 vagas em 10 modalidades de cursos.

O projeto Carretas do Conhecimento é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), com o Senai-PR e a Volkswagen. O documento, no valor de R$ 2,2 milhões a ser investido no projeto, foi assinado no dia 17 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Escolas móveis serão disponibilizadas em 49 localidades no Paraná. É uma das mais importantes ações de aperfeiçoamento de mão de obra em andamento no Estado. As primeiras turmas já estão completas e em andamento desde o dia 19 de abril em quatro cidades: Siqueira Campos (Manutenção de Motocicletas), Itambaracá (Panificação), São Jorge do Patrocínio (Instalações Elétricas), e Piraquara - Unidade Prisional (Confecção).

Para o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, a educação profissional é uma das principais ferramentas utilizadas para fomentar o emprego e renda no Estado. “O Governo do Paraná tem ações articuladas para avanço econômico e social, por isso temos grande oferta de vagas de emprego em todas as regiões. Para garantir que os postos de trabalho sejam preenchidos, a Secretaria tem buscado parcerias para ampliar a oferta de cursos gratuitos para aperfeiçoamento profissional, atendendo demandas apresentadas pelos municípios”, disse.

“Quero agradecer ao Governo do Estado, que não tem medido esforços para ajudar o município de Siqueira Campos a crescer. Estamos trabalhando em conjunto para garantir emprego e renda para toda a população do município", afirmou o prefeito da cidade, Luiz Henrique Germano.

Diferente das versões anteriores, a edição de 2023 terá dois cursos diferentes por modalidades, permitindo a um mesmo aluno aprender sobre mais de um tema, aproveitando a estrutura de uma única carreta.

Segundo Everson Buch, coordenador de Ações Móveis do Senai, as alterações permitem melhor aproveitamento dos cursos tanto por parte dos alunos quanto dos municípios. "O Projeto Carretas do Conhecimento traz a essência do Senai, que é a de preparar mão de obra de qualidade, um trabalho de excelência para entregar profissionais altamente qualificados para os municípios”, destacou.

Desde 2019, o projeto levou qualificação profissional em unidades móveis (carretas com equipamentos adequados para cursos profissionalizantes) para mais de 200 localidades atendidas com a oferta de 10 mil vagas.

Os cursos são gratuitos, têm carga horária de 80 horas, com turmas de 16 a 20 alunos. As aulas são ministradas em dois turnos (tarde e noite). Ao completar a grade e carga horária, o estudante recebe um certificado.

Para este ano, serão oferecidas 10 modalidades de cursos profissionalizantes: Soldagem, Confecção, Inovação e Criatividade, Informática, Instalações Elétricas, Manutenção de Motocicletas, Mecânica Automotiva, Mecânica Industrial, Panificação e Refrigeração.