Atuação da Copel no Litoral combina reforço no atendimento e orientações sobre uso de energia

As inspeções e as manutenções na rede foram reforçadas, assim como o atendimento presencial nas agências de Caiobá, Guaratuba e Praia de Leste.
Publicação
18/01/2023 - 11:20

Confira o áudio desta notícia

Com a temporada de verão movimentando o litoral paranaense, a Copel segue com diversas ações para atender os veranistas e moradores da região. As inspeções e as manutenções na rede foram reforçadas, assim como o atendimento presencial nas agências de Caiobá, Guaratuba e Praia de Leste. Também são os últimos dias para curtir o espetáculo “Histórias Eletrizantes”, que será apresentado até domingo (22) e orienta sobre o uso seguro de energia.

De acordo com o gerente do Departamento de Serviços da Região Leste, Sidnei Garsztka, a equipe de atendimento operacional foi triplicada para possíveis ocorrências no Litoral. “Temos um trabalho intenso todo o ano, quando verificamos, da temporada anterior, o que é necessário para melhorar alguns circuitos e ter uma energia de maior qualidade para o nosso cliente”, disse Garsztka. “Ainda fazemos uma inspeção visual e termográfica da rede, e todos esses pontos já são mantidos antes de dezembro, quando começa nossa maior carga e o maior volume de pessoas”.

Mesmo com os canais digitais em funcionamento, como a Agência Virtual no site e o aplicativo Copel, disponível para os sistemas iOS e Android, a Companhia também reforçou o time que atende presencialmente nas agências do Litoral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

FATURA DIGITAL – Também no Litoral, a Companhia incentiva a adesão à fatura digital, que chega direto por e-mail ao consumidor e evita a emissão em papel, estimulando também o consumo consciente. A empresa oferece ao público o empréstimo de guarda-sóis nas orlas de Caiobá, Matinhos, Guaratuba e Ipanema, em estações próximas às unidades da operação Verão Maior Paraná, promovida pelo Governo do Estado, onde também acontecem atividades recreativas.

A veranista e cabeleireira Rosângela Gregório aderiu à fatura digital em função da facilidade para acompanhar o consumo de energia. “Eu cadastrei já minha fatura digital porque é mais cômodo para o pagamento e para ver quais faturas já foram pagas”, afirma.

O cadastro de fatura digital pode ser feito pelo site www.copel.com ou pelo aplicativo Copel.

USO SEGURO – Os filhos de Rosângela também participaram da atividade teatral promovida na Estação da Copel na Orla de Matinhos, que ensina crianças e adolescentes sobre o uso seguro de energia. Os participantes ganham materiais educativos e acessórios de praia, como sacola, boné, frisbee, baldinho e uma tatuagem temporária com a figura do Lucio, eletricista mascote da Copel.

“A gente viu uma movimentação e veio conhecer, foi muito legal, porque as crianças aprendem sobre as tomadas, meu pequenininho de oito anos já está com o baldinho dele”, conta.

Na peça, os atores Carlos Oliveira e Renata Voltolini vivem os personagens Jacuí e Maricota, que investigam na cidade fictícia de Raiolândia as situações em que o uso de equipamentos elétricos pode gerar riscos ou desperdício de energia. Eles mostram como usar de maneira segura o chuveiro, o secador de cabelo e o carregador de celular, e também explicam as diferentes amperagens dos equipamentos.

O espetáculo “Histórias Eletrizantes” original tem cerca de 50 minutos e é apresentado por Jacuí e Maricota em escolas e eventos da Copel em todo o Paraná. Para as ações de verão, a peça foi adaptada em versão reduzida para contemplar as famílias que circulam pelos espaços do Verão Maior Paraná.

“Aqui a gente fez uma adaptação em tempo reduzido, mas continuamos passando as informações de segurança com brincadeiras, mágicas e música”, diz Voltolini. A peça fala um pouco sobre a questão do chuveiro, que tem que desligar na hora de trocar a temperatura, o uso do celular, que muita gente usa enquanto está carregando na tomada, o que é perigoso.

“Então, orientamos sobre isso, e uma coisa importante é que no Litoral todo mundo está descalço e molhado. Orientamos para não usar equipamentos elétricos quando estiver descalço, fazemos essa orientação para as crianças e também para os adultos", acrescenta.

As apresentações de Jacuí e Maricota vão até dia 22 de janeiro, das 9h às 12h e das 15h às 18h, na Estação da Copel no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações são realizadas nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS