Peça teatral da Copel ensina crianças sobre uso seguro e eficiente da energia no Litoral

Intervenção artística itinerante está percorrendo as praias de Guaratuba, Caiobá, Matinhos e Ipanema. Apresentações acontecem nas tendas do Verão Maior Paraná.
11/01/2023 - 08:40

Crianças e pais que circulam pelas praias do Litoral paranaense têm a oportunidade de assistir a uma peça teatral produzida pela Copel. O espetáculo Histórias Eletrizantes alia arte e educação para levar informações educativas sobre importantes cuidados a serem tomados no manuseio da rede elétrica, além de medidas para economizar energia.

O espetáculo conta a história de uma investigação que acontece na cidade fictícia de Raiolândia. Os personagens Jacuí e Maricota tentam desvendar situações estranhas que abordam temas sobre prevenção de acidentes com energia elétrica, eficiência energética, consumo consciente, poluição e outras questões ambientais. De maneira lúdica e interativa, com música, bonecos e truques de mágica, a história pontua valores e atitudes de cidadania.

Os papéis são vividos pelos atores Carlos Oliveira e Renata Voltolini, que trabalham com teatro desde 1997 e são pesquisadores de cultura popular, brinquedos e brincadeiras, cantigas e cirandas. Eles também ministram oficinas de teatro, musicalização e contação de histórias para crianças e adultos.

A história original tem cerca de 50 minutos, mas foi adaptada em versão reduzida para contemplar as famílias que circulam pelos espaços do Verão Maior Paraná. “É uma apresentação que fazemos muito nas escolas durante o ano e agora, no verão, estamos fazendo uma demonstração com alguns dos principais temas”, explicou Renata, que interpreta a Maricota. “Uma dica importante, por estarmos na orla, é nunca mexer com equipamentos elétricos ao voltar da praia quando estamos molhados”.

“A apresentação fala dos cuidados com a energia elétrica para evitar acidentes que acontecem muito dentro de casa, como no uso do chuveiro e no manuseio das tomadas e também no lazer, como ao soltar pipa. O pessoal agradece as nossas dicas, como quando falamos sobre a diferença de amperagem, e a gente usa da música e da mágica para deixar a apresentação mais lúdica e agradável às crianças”, acrescenta o intérprete do Jacuí, Oliveira.

A veranista Sandra de Souza levou os filhos Ana Luiza, de 8 anos, e Arthur, de 7, para assistir a apresentação que acontecia na praia de Caiobá na primeira semana de janeiro. Além de participarem ativamente, eles receberam brindes ao final da peça e demonstraram animação em participar de outras atividades do Verão Maior Paraná

“Estamos desde o dia 28 de dezembro acompanhando as atividades. As crianças já participaram das recreações infantis com pessoal da Copel e do Detran-PR, atividades de dança, escalada, tirolesa e ainda querem participar do circo”, contou. “Sempre incentivando os nossos filhos à prática de atividade física e a participar das atividades propiciadas pelo Governo do Estado”.

PROGRAMAÇÃO – As apresentações são iniciadas à medida em que o estande da Copel junta um grupo crianças, atraídas também por outras recreações que ocorrem nos espaços do Governo do Estado. Os artistas permanecem em cada local das 9 às 12h e das 15 às 18h, e não há número mínimo nem máximo de participantes.

As apresentações em Guaratuba já foram concluídas. Nas manhãs dos dias 12 a 15 de janeiro, a dupla estará na Praia de Matinhos e, às tardes, na Praia de Caiobá. As últimas peças acontecerão no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná, entre os dias 19 e 22 do mês.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas planejadas para promover entretenimento seguro para todos. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná. Acesse o site verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado.