Unidade móvel das Agências do Trabalhador atendeu mais de 9 mil pessoas em 2022

Do total de atendidos, 7.829 trabalhadores foram encaminhados para uma vaga no mercado de trabalho. Ônibus do programa Emprega Mais Paraná esteve em 131 municípios para cadastrar no sistema quem busca um emprego e fazer a intermediação da mão de obra.
Publicação
03/02/2023 - 17:10

Confira o áudio desta notícia

O ônibus do programa Emprega Mais Paraná, unidade móvel das Agências do Trabalhador, passou por 131 municípios durante o ano de 2022. Ao longo de 12 meses, 9.656 trabalhadores foram atendidos e 7.829 encaminhados para uma vaga no mercado formal de trabalho.

Iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, o Emprega Mais Paraná beneficia trabalhadores que residem mais distantes de uma Agência do Trabalhador. A unidade leva o mesmo atendimento feito nas agências fixas, com serviços de cadastramento do trabalhador e encaminhamento para vagas ofertadas por empresas da região.

No ano passado, o programa promoveu mutirões de emprego em vários municípios, a maioria por solicitação das próprias prefeituras. Para 2023, a expectativa é que mais paranaenses sejam atendidos pelo programa, pois a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda busca parcerias para adquirir mais dois veículos para atendimento móvel.

"A ação é fundamental para levar aos trabalhadores que residem no Interior ou em bairros da Capital, que estão mais distantes das Agências do Trabalhador ou de postos avançados, a oportunidade de um emprego formal. Por isso, estamos em conversas adiantadas com empresas que podem nos ajudar a ampliar a estrutura móvel', afirma Mauro Moraes, secretário da Pasta.

O secretário reforça que a unidade móvel das Agências do Trabalhador traz agilidade para atender os trabalhadores que procuram o primeiro emprego. "Muitos jovens não sabem qual é o primeiro passo a ser dado para conseguir uma colocação no mercado de trabalho. O ônibus itinerante também faz as primeiras orientações, com a criação de um cadastro, e a realização de mutirões de emprego", explica. 

As ações de empregabilidade adotadas pelo Governo do Estado, como o ônibus da Agência do Trabalhador Itinerante, são responsáveis por posicionar o Paraná em primeiro lugar no ranking nacional de empregabilidade via Rede Sine. Em 2022, foram colocadas no mercado formal de trabalho 118 mil pessoas.

GALERIA DE IMAGENS