UEM aplica provas do Processo de Avaliação Seriada neste domingo

Mais de 23,5 mil candidatos devem fazer o exame. Entrada em sala será autorizada às 13h20. Universidade alerta candidatos para que saiam de casa com antecedência.
Publicação
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) aplica provas do Processo de Avaliação Seriada neste domingo (04). No total, foram 23.597 inscrições homologadas. A entrada em sala será autorizada das 13h20 às 13h50.

A instituição alerta os candidatos para que saiam de casa com antecedência para não correrem o risco de atraso. “É grande o número de inscritos e, portanto, pode haver congestionamentos”, destaca o coordenador da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), Ednei Aparecido Santulo.

Os candidatos deverão responder 40 questões distribuídas entre conhecimentos gerais, língua portuguesa, literaturas em língua portuguesa e língua estrangeira e redação. Os inscritos na Etapa 3 ainda terão questões de conhecimentos específicos, relacionados ao curso escolhido. Às 19h soará um sinal indicando o término da prova.

Outra recomendação do coordenador da CVU é conhecer com antecedência o local de prova. “Em Maringá, por exemplo, o PAS será aplicado na UEM e em vários outros espaços. Caso o candidato compareça a outro local que não é aquele a que foi designado, não poderá realizar a prova”, avisa.

Aqueles que ainda não sabem onde farão o exame podem consultar AQUI. Além de Maringá, as provas serão aplicadas em dez cidades paranaenses: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama.

O QUE LEVAR – Na entrada da sala de prova será exigida a apresentação do original do documento com foto, o mesmo utilizado no ato da inscrição. Não serão aceitos documentos em formato digital.

O estudante deve levar uma caneta esferográfica na cor azul-escura, tipo escrita grossa com corpo transparente. Também pode levar lápis e borracha. Não será permitido o uso de relógio de pulso, celular, calculadora, MP3 e equipamentos similares.

MÁSCARAS – O uso de máscaras durante o período da prova é recomendado, com obrigatoriedade apenas para candidatos com sintomas gripais. A orientação também se estende a pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19, a exemplo de imunossuprimidos e gestantes.

A UEM não fornecerá as máscaras de proteção, portanto o candidato que for usá-la deverá levá-la.

SOBRE O PAS – PAS é uma modalidade de ingresso na UEM, destinada aos estudantes do ensino médio. As provas são aplicadas em três fases, uma ao final de cada série.

Na última etapa, quando o candidato faz a opção pelo curso, são ofertadas 754 vagas distribuídas nas diferentes graduações que a universidade oferece.

Nesta edição as vagas serão disputadas entre os 4.256 estudantes inscritos na terceira etapa. Medicina, Ciência da Computação e Psicologia são os cursos mais concorridos. Confira a concorrência de todos os cursos AQUI.

PLANTÃO DE VÉSPERA – No sábado (03), a equipe da CVU estará de plantão no Bloco 28 (câmpus-sede da UEM), das 7h40 às 11h40 e das 13h30 às 17h30, para tirar dúvidas dos candidatos. Outra opções é entrar em contatopelo telefone (44) 3011-4450.

APLICATIVO – Os participantes devem baixar o App Vestibular UEM nas lojas Google Play Store e App Store. Desenvolvido pela CVU, ele possui inúmeras funcionalidades, entre elas consultar o cartão de desempenho em cada prova, ver a imagem digitalizada da prova de redação e conferir onde prestará o concurso.

DIVULGAÇÃO – A CVU divulgará a lista dos aprovados no PAS 2022 no dia 23 de março do próximo ano, às 10h, no site.

GALERIA DE IMAGENS