UEL incentiva prática de exercícios físicos para pacientes com câncer e seus familiares

Com acompanhamento de professor, a iniciativa avalia a ação das atividades físicas na melhoria das condições de vida dessas pessoas e a minimização de efeitos adversos da doença e do tratamento oncológico.
11/10/2022 - 14:10

Promover a prática de exercícios físicos como prevenção e combate ao câncer. Esse é o objetivo do projeto de pesquisa e extensão Correndo Contra o Câncer, desenvolvido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A iniciativa estimula a prática de atividades físicas para pacientes recuperados ou em tratamento contra os vários tipos de câncer e avalia a ação dos exercícios na melhoria das condições de vida dessas pessoas e a minimização de efeitos adversos da doença e do tratamento oncológico.

Para assegurar o bem-estar dos participantes, o projeto conta com um professor de Educação Física, dois profissionais voluntários e seis estudantes de graduação e pós-graduação da UEL, responsáveis pela elaboração, acompanhamento e supervisão do programa de exercícios.

As corridas e caminhadas são combinadas com treinos de flexibilidade e fortalecimento muscular, o que ajuda a prevenir lesões por sobrecargas articulares.

As atividades duram, em média, 50 minutos, duas vezes por semana, no câmpus universitário e em outros espaços abertos de Londrina, como o Lago Igapó e a Área de Recreação e Lazer Luigi Borghesi, local conhecido como Zerão. A participação é gratuita e voltada para pessoas com 18 anos de idade ou mais, inclusive familiares de pacientes. Atualmente, o projeto tem cerca de 30 participantes inscritos.

As caminhadas e as corridas, assim como outros exercícios, ajudam a amenizar os efeitos dos tratamentos oncológicos, como dores, fadiga, distúrbios do sono, perda de força, entre outras complicações e sintomas.

CIÊNCIA – Para o coordenador do projeto, professor Rafael Deminice, do Departamento de Educação Física da UEL, as atividades físicas são muito benéficas para pessoas com câncer e que enfrentaram a doença. “As áreas de exercícios e câncer avançaram muito nos últimos anos, especialmente em países ricos. Atualmente, há um consenso internacional estabelecido de que a prática de atividades físicas durante os tratamentos oncológicos é totalmente segura e viável”, afirma.

Ele sinaliza uma demanda concentrada na produção acadêmico-científica brasileira, particularmente nesse campo do conhecimento. “Quase todo o material disponível ainda é internacional e produzido em língua inglesa. Por isso, estamos articulando um grupo de pesquisadores comprometidos e engajados em mudar essa realidade no Brasil”, destaca.

Pós-doutor em Ciências da Saúde, Deminice aponta como desafio a qualificação técnica e profissional na especialidade oncológica. “A ideia é que o projeto sirva como prática para alunos de graduação em Educação Física e para auxiliar estudantes de mestrado e doutorado em suas teses e dissertações, contribuindo para a especialização de profissionais que possam trabalhar com essa população”, sinaliza o professor, que atua há mais de uma década em projetos relacionados à saúde da comunidade, envolvendo atividades físicas.

CAMPANHA – Desenvolvido de forma contínua, a expectativa é aumentar o número de participantes inscritos no projeto, principalmente durante o Outubro Rosa – campanha internacional de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

No quarto domingo deste mês (23), entre várias ações previstas, será realizada uma caminhada contra o câncer nas proximidades do Lago Igapó, na zona Oeste de Londrina. Os interessados podem comparecer às 7 horas, na altura do número 400 da Rua Wenceslau Braz, no bairro Hedy. A participação é livre e gratuita.

INCENTIVO FISCAL – O projeto Correndo Contra o Câncer é apoiado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte), no âmbito da Lei de Incentivo ao Esporte (17.742/2013).

Essa legislação permite destinar parte do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS) para iniciativas esportivas credenciadas pela Superintendência Geral do Esporte, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) responsável pela execução do programa.

Serviço:

Projeto Correndo Contra o Câncer

Inscrições: correndocontraocancer.org

Turmas: De segunda-feira à quinta-feira

Manhã às 7 horas e à tarde,às 18h30

Público: Pessoas com 18 anos ou mais, recuperados ou em tratamento de câncer e familiares

Informações: (43) 3371-5481 (também WhatsApp)