UEL comemora aniversário com plantio da 51ª peroba rosa e homenagem a professor

Rito marca o reconhecimento da Universidade Estadual de Londrina, em 7 de outubro de 1971. O plantio é feito desde 2005 e busca repor um pouco das perobas que foram derrubadas para dar lugar ao câmpus.
07/10/2022 - 17:40

O Bosque Perobal ganhou a sua 51ª Peroba Rosa na tarde desta sexta-feira (7). O rito marca o aniversário de reconhecimento da criação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), dia 7 de outubro de 1971. O plantio de uma muda da espécie nativa por ano é realizado desde 2005, quando 34 foram plantadas com a proposta de devolver ao câmpus um pouco das perobas que foram derrubadas para dar lugar aos prédios, laboratórios e salas de aula que constituem a instituição estadual de ensino superior.

Além de celebrar o aniversário, a solenidade prestou uma homenagem ao ex-vice-reitor da UEL, o docente do Centro de Letras e Ciências Humanas, Ludoviko Carnasciali dos Santos, falecido no ano passado, aos 66 anos. A filha Karolina Reis dos Santos Lukachaki exaltou a paixão do pai pela UEL. “Ele uniu duas coisas que amava: a família e a universidade”, disse Karolina. Ela também participou do plantio da 51ª Peroba-Rosa. A reitora da UEL, Marta Favaro, também enalteceu a atuação do ex-vice-reitor, marcada por sua personalidade vibrante e intensa.

Ludoviko Carnasciali dos Santos ingressou na UEL em 1981 como docente do Centro de Letras e Ciências Humanas, do qual mais tarde seria diretor. Ele também se destacou no estudo das línguas indígenas, com atuação no grupo de trabalho da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll).

70 cursos das universidades estaduais têm desempenho acima da média nacional no Enade

Como vice-reitor ao lado da então reitora Berenice Jordão, na gestão de 2014 a 2018, Ludoviko lutou pelo fortalecimento da instituição, contribuindo para elevar o nome da UEL no Brasil. Também é lembrado pela sensibilidade com as causas da população paranaense. Na UEL, ajudou a criar um importante espaço de pensamento da formação docente, o Grupo de Estudos de Práticas de Ensino (Gepe).