70 cursos das universidades estaduais têm desempenho acima da média nacional no Enade

As instituições estaduais paranaenses participaram da avaliação com 167 cursos, entre licenciaturas e bacharelados. Seis conquistaram nota 5 e 64 obtiveram nota 4. Esse grupo equivale aos conceitos máximos de classificação.
06/10/2022 - 08:30

As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar) somam 70 cursos de graduação com alto nível de qualidade, segundo o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2021. Os resultados foram divulgados no mês passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

As instituições estaduais paranaenses participaram da avaliação com 167 cursos, entre licenciaturas e bacharelados. Desse total, seis conquistaram nota 5, sendo três da UEM, dois da UEL e um da UEPG, e 64 cursos obtiveram nota 4 – 15 da UEL, 14 da Unespar, 13 da Unicentro, 11 da UEM, seis da UENP e cinco da UEPG. Esse grupo equivale aos conceitos máximos de classificação, indicando que esses cursos de graduação apresentam performance superior à média das demais. Outros 74 cursos das estaduais alcançaram nota 3, o que representa conceito satisfatório.

Para a pró-reitora de ensino da UEM, professora Alexandra de Oliveira Abdala Cousin, as universidades têm papel fundamental no desenvolvimento regional e sustentável. “O ensino superior contribui para reduzir disparidades econômicas e melhoria de indicadores sociais. Em conjunto com governos e a sociedade civil, por exemplo, as universidades podem propor soluções inovadoras nas áreas da saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, entre outras iniciativas em benefício dos cidadãos”, afirma.

Nesta edição do Enade foram avaliados estudantes de cursos como Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Design, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras e Matemática, Música, Pedagogia, Química, Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação e Tecnologia em Redes de Computadores.

DESEMPENHO – Somente 5,7% dos cursos avaliados em todo o Brasil obtiveram a nota máxima do Enade. Os resultados permitem analisar o desempenho dos cursos de graduação nas diferentes instituições e regiões do país, refletindo o rendimento dos estudantes em áreas distintas.

Na UEM, o curso de Ciências Sociais está classificado como o quarto melhor do Brasil e o primeiro da Região Sul, seguido pelas graduações em Filosofia, na décima posição nacional e segunda regional; e Educação Física, considerado o 16º curso mais bem avaliado do País e primeiro do Sul.

Na UEL, o curso de Filosofia alcançou o 7º lugar no Brasil e o primeiro na região Sul, seguido pela graduação em Design, na oitava posição nacional. Entre os 50 cursos de Pedagogia avaliados neste ano, a UEPG conquistou a 23ª melhor colocação.

REFERÊNCIA – O Enade é um indicador da qualidade dos cursos de graduação, a partir do desempenho de estudantes universitários de todo o Brasil. Realizada anualmente, a avaliação tem como objetivo mensurar o aprendizado de alunos concluintes nas diferentes áreas do conhecimento. O exame abrange aspectos como conteúdo curricular, desenvolvimento de competências e habilidades para a formação profissional e grau de atualização em relação à realidade brasileira e mundial.

Na prática, entre outras perspectivas, o Enade auxilia estudantes em relação ao nível de ensino oferecido pelas universidades e sinaliza para o mercado de trabalho um padrão de capacidade, aptidão e qualificação de profissionais graduados.