Trabalho de pessoas privadas de liberdade melhora espaços públicos em Guaratuba, no Litoral

Desde a publicação do convênio, em julho deste ano, já foram recuperados o Pronto Socorro do Hospital e Maternidade de Guaratuba, o prédio da Epidemiologia, o prédio anexo ao Samu, a Farmácia Básica de Saúde e Unidades Básicas de Saúde.
16/12/2022 - 15:20

A Polícia Penal do Paraná oferece a oportunidade de pessoas privadas de liberdade realizarem serviços de limpeza, manutenção e recuperação dos espaços públicos, auxiliando nas atividades das secretarias municipais. É o que acontece no Litoral, por meio de um acordo firmado entre a regional de cadeias de Curitiba e a Prefeitura de Guaratuba. São disponibilizados, diariamente, até 12 presos para atender a demanda do projeto.

Desde a publicação do convênio, em julho deste ano, já foram recuperados o Pronto Socorro do Hospital e Maternidade de Guaratuba, o prédio da Epidemiologia, o prédio anexo ao Samu, a Farmácia Básica de Saúde e as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Piçarras, Mirim e Caieras.

“É importante para a Polícia Penal do Paraná que esse tipo de convênio seja conhecido pelas prefeituras de todo o Estado para que possamos ampliar essas oportunidades, tanto para a pessoa privada de liberdade, quanto para a sociedade, que tem esse serviço a menor custo”, explica o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Machado.

Os trabalhadores se beneficiam com a diminuição da pena e recebem um auxílio remuneratório, que fica depositado na conta do detento, que recebe o valor acumulado quando lhe é concedida a liberdade. A aplicação desta mão de obra nos reparos e manutenções gera redução de 50% nos orçamentos, em média, em relação à execução por um trabalhador efetivo, que tem encargos.

O gestor da Cadeia Pública de Guaratuba, João Paulo Schlemper, frisa a importância do impacto das parcerias entre os órgãos públicos na vida das pessoas privadas de liberdade e na economia do Paraná. “Esse tipo de convênio, além de promover a ressocialização e reinserção do detento no mercado de trabalho, garante agilidade na prestação de serviços e economia para os nossos parceiros, o que resulta em mais qualidade de atendimento e economia para o Estado”, afirma.