Torneio de pesca e tropeada em Mato Rico são destaques do turismo no fim de semana

Pesca do Tucunaré acontece em Pato Bragado, no Oeste, e a tropeada passará por propriedades rurais de Mato Rico, na região central, e marca do Dia do Tropeiro. Ambos atendem a estratégia do Governo do Estado de fortalecer o turismo regional e a economia dos municípios.
24/05/2023 - 17:00

O 2º Torneio de Internacional do Tucunaré, em Pato Bragado, no Oeste, e a 2ª Tropeada, em Mato Rico, na região central, que marcará o Dia do Tropeiro, são destaques do turismo regional no fim de semana no Paraná. O torneio será sexta-feira e sábado (26 e 27) e a tropeada de sexta a domingo (28). Ambos contam com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, porque atendem a estratégia de fortalecer o turismo regional.

“A presença do Estado em todas as nossas 19 regiões turísticas está prevista no calendário do setor para divulgar e apoiar essas ações, a fim de que o turismo seja cada vez mais forte e contribua para alavancar a economia dos municípios paranaenses”, diz o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes.

Mato Rico se destaca na região turística chamada Entre Matas, Morros e Rios pelo forte apelo ao turismo rural, ecoturismo (com cinco Unidades de Conservação), trilhas e cachoeiras em meio à mata preservada. Os eventos anuais de tiro de laço e laço comprido reúnem laçadores e admiradores dos esportes, assim como crianças, peões e as prendas, como são chamadas as mulheres nas arenas.

Já o município de Pato Bragado é separado do Paraguai pelo Rio Paraná. As águas se perdem no horizonte e são um convite à navegação. A cidade é conhecida pela hospitalidade e as feiras gastronômicas, cultura e lazer, como a tradicional Festa do Cupim. O Torneio Internacional de Pesca do Tucunaré está na sua segunda edição. No ano passado reuniu 170 equipes.

TUCURANÉ – Quem gosta de pescar ainda pode se inscrever no 2º Torneio de Internacional do Tucunaré, em Pato Bragado. O evento será realizado no Clube de Pesca Esportiva Britânia (Pebri) e irá sortear mais de R$ 200 mil em prêmios. As inscrições se encerram nesta quinta-feira (25) no site www.pebripescaesportiva.com.br

A largada da prova está prevista para o dia 27, às 7h, e o encerramento para às 15h com o arremesso das iscas artificiais, na modalidade pesque, fotografe, filme e solte vivo. Concorrem a prêmios as equipes que fizerem o desembarque na água e permanecerem por pelo menos duas horas.

TROPEADA – Os três dias de evento da 2ª Tropeada de Mato Rico terão almoço, jantar e shows para os participantes, na noite da abertura e durante o roteiro nas propriedades rurais que fazem parte do trajeto. A saída das tropas será sábado, às 8h. O encerramento acontece na Associação dos Servidores Públicos de Mato Rico (Assemar), na Avenida das Araucárias, dia 28, às 12h, com almoço e sesteada (ato de descansar após o almoço).

O evento é alusivo ao Dia do Tropeiro – 26 de abril no Paraná e na maioria dos estados brasileiros. Alguns municípios paranaenses incorporaram outras datas em homenagem aos tropeiros. Em Mato Rico, a festividade acontece no mês de maio.

NEGÓCIOS E EVENTOS Também neste fim de semana, a Secretaria de Turismo participa no Rio de Janeiro do 14ª Meeting – Rodada de Negócios. O turismo marca presença nas rodadas de negócios, com apresentação do case Setu Paraná.