Encontro estadual vai capacitar gestores de turismo dos municípios paranaenses

Evento organizado pela Secretaria do Turismo será no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Inscrições já estão abertas. Este ano, o encontro abordará os temas sustentabilidade, inovação e união.
18/05/2023 - 17:10

Sensibilizar os gestores de turismo das prefeituras para a importância da atividade na economia dos municípios; mobilizar os profissionais que atuam no planejamento, organização, qualificação e promoção; e criar conexões e sintonia entre todas as 19 regiões turísticas. Estes são os principais objetivos do Encontro Estadual de Gestores de Turismo 2023, promovido pela Secretaria do Turismo do Paraná e que será realizado no dia 14 de junho no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.  As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de junho por este link.

Este é o segundo evento do gênero promovido pelo Governo do Estado. O primeiro foi em 2019. “É um encontro muito importante não apenas para mostrar o planejamento da gestão, mas para o alinhamento as ações e o intercâmbio de experiências bem-sucedidas nos municípios”, ressalta o secretário de Turismo, Marcio Nunes.

Este ano, o encontro abordará os temas sustentabilidade, inovação e união. “A questão da sustentabilidade é importantíssima: pesquisa recente mostra que nove em cada dez brasileiros querem viajar de forma mais sustentável nos próximos 12 meses e quatro em cada cinco acreditam ser necessário fazer escolhas mais corretas em relação ao meio ambiente. O Paraná é o estado mais sustentável do Brasil, estamos no coração da Grande Reserva da Mata Atlântica, e este é um ponto que precisamos explorar bem para vender nossos destinos”, diz Nunes.

É também a primeira grande reunião do gênero após a pandemia de Covid-19, num momento importante de recuperação da atividade turística em todo o mundo. “Os dados mostram que estamos nos aproximando aos patamares pré-pandemia. O Parque Nacional do Iguaçu, por exemplo, recebeu 1,4 milhão de visitantes em 2022, 118% mais que em 2021 (655 mil). Agora em 2023, o Parque teve a maior visitação da história para um mês de abril, o que mostra que há uma demanda reprimida e que precisamos estar preparados”, comenta o diretor de Inteligência Turística da Setu, Marcelo Martini.

“Foz é apenas um exemplo, pois queremos atrair turistas para todas as regiões. Os brasileiros estão buscando mais pelo Paraná. Pesquisa do IBGE mostrou que fomos o estado com maior avanço do setor no mês de março em todo o País, com crescimento de 2,6% em relação a fevereiro”, completou Martini.

PROGRAMAÇÃO – O Encontro tem como objetivo mobilizar os profissionais que atuam no planejamento, organização, qualificação e promoção do turismo nos municípios e regiões, que atuam nos conselhos municipais, instituições de ensino, organizações associativas e empresariais do setor Turismo no Estado do Paraná.

A programação vai das 8h30 às 17h e prevê café da manhã de boas-vindas e palestras com os temas “Uma nova gestão para o turismo no Paraná”, "Serviços para o desenvolvimento do turismo”, “Marketing turístico: como posicionar, promover e vender o seu destino”, “Experiências Paraná Mais Turismo: inspirações locais e regionais” e “Turismo no Paraná: nossa história e nosso futuro”.

“Vamos trabalhar questões orientadas para a sustentabilidade, cooperação, inovação e inteligência do nosso setor. Temos aqui no Paraná um modelo fantástico de regionalização do turismo, e para que funcione de forma uniforme as regiões têm que interagir e o encontro é um momento importantíssimo para isso”, afirma a coordenadora de Gestão e Sustentabilidade Turística da Setu, Anna Vargas.

Serviço:

Encontro Estadual de Gestores de Turismo 2023

Data: 14 de junho, quarta-feira

Horário: das 8h30 às 17h

Local: auditório do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico, Curitiba – PR)

Inscrições gratuitas até dia 5 de junho (aqui)