Tecpar vai retomar produção de insumos para saúde animal

Atualmente, há uma lacuna de produção de kits de diagnóstico para brucelose e tuberculose bovina no Brasil, tendo em vista que parte da necessidade brasileira pelo insumo é coberta com importação.
Publicação
06/10/2022 - 14:00

Confira o áudio desta notícia

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) avança no projeto para voltar a fabricar insumos para o diagnóstico da brucelose e tuberculose bovina. Neste momento, o Instituto está com edital aberto para a seleção da empresa que será responsável pela obra da nova planta de produção, no câmpus CIC, em Curitiba. A abertura das propostas será na próxima terça-feira (11) e o edital está disponível neste link

Atualmente, há uma lacuna de produção de kits de diagnóstico para brucelose e tuberculose bovina no Brasil, tendo em vista que parte da necessidade brasileira pelo insumo é coberta com importação. Com a iniciativa, o Tecpar pretende fornecer o insumo com qualidade e em quantidade para todo País, a um custo menor.

Para retomar o projeto e a obra, a atual gestão desenvolveu um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTF) para embasar seu planejamento. “A retomada da produção de kits diagnósticos veterinários será importante para apoiar o agronegócio brasileiro. Vamos voltar a fabricar insumos para atender as demandas deste importante setor produtivo”, ressalta o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado.

PRODUTOS – Os produtos que serão fabricados na unidade atendem ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Ao todo, sete insumos veterinários serão produzidos pelo Tecpar: tuberculina PPD bovina, tuberculina PPD aviária, antígeno acidificado tamponado (AAT), prova lenta (PL) em tubos, anel do leite Ring Test (RT), kit para diagnóstico da brucelose ovina e kit para diagnóstico da leucose bovina.

A área total do novo Laboratório de Produção de Insumos para Diagnósticos Veterinários do Tecpar será de 2,1 mil metros quadrados e a projeção é que, quando pronta, a unidade tenha capacidade produtiva de 40 milhões de doses ao ano. O investimento inicial é de R$ 15,4 milhões do Fundo Paraná.

DOENÇAS – A brucelose e a tuberculose são causadas por bactérias e seu controle exige a adoção de Boas Práticas Agropecuárias. A brucelose afeta diferentes espécies animais e também a população humana. Além de problemas reprodutivos, a ocorrência de brucelose no rebanho traz prejuízos econômicos como a redução na produção de leite e carne. No Paraná, a vacinação das bezerras de 3 a 8 meses de idade é obrigatória e as propriedades com casos diagnosticados devem ser saneadas.

Uma das mais importantes zoonoses para a saúde pública, a tuberculose bovina é uma doença bacteriana crônica, que pode afetar ruminantes, suínos, aves, animais silvestres e humanos. Não existe vacina e o controle da doença é feito por meio da identificação e eliminação dos animais positivos.

Depois que o Paraná obteve o reconhecimento junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa sem vacinação, o combate às duas doenças é o principal desafio para a sanidade no Estado.

GALERIA DE IMAGENS