Tecpar é referência nacional em análise de embalagens que têm contato com alimentos

Instituto de Tecnologia do Paraná possui uma equipe especializada em análise de materiais, que utiliza equipamentos de ponta para avaliar a segurança e a qualidade de produtos que estão sendo disponibilizados ao mercado.
Publicação
30/11/2022 - 09:00

Confira o áudio desta notícia

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é referência nacional na realização de ensaios em embalagens para uso em contato com alimentos. O serviço foi desenvolvido para apoiar a indústria de embalagens e indústria alimentícia no País, avaliando a conformidade destes produtos com regulamentações nacionais e internacionais.

A embalagem para alimentos tem papel fundamental na cadeia produtiva da indústria alimentícia. Ela é responsável pela proteção de um produto, da fabricação até o consumo final. No Brasil, tanto a empresa que fabrica como aquela que comercializa embalagens deve garantir que o produto atenda aos requisitos mínimos definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A qualidade destes itens deve ser avaliada e aprovada por meio de ensaios específicos, feitos em laboratórios qualificados.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ressalta que o instituto possui uma equipe especializada em análise de materiais, que utiliza equipamentos de ponta para avaliar a segurança e a qualidade de produtos que estão sendo disponibilizados ao mercado.

“Os procedimentos de análise realizados pelo Tecpar seguem os mais rígidos controles de qualidade, atendendo a todas as normativas determinadas pela legislação. Também garante que os resultados produzidos pelo laboratório sejam tecnicamente válidos para atender exigências dos mercados de importação e exportação”, afirma.

As embalagens destinadas ao contato com alimentos podem transferir substâncias que representam risco à saúde de quem consome os produtos. Por isso, a Anvisa determina o limite máximo de migração permitido, sem prejudicar a segurança alimentar.

“O ensaio de migração, que avalia a passagem de substâncias presentes nas embalagens para os alimentos, deve ser realizado em todos os tipos de embalagens e materiais que entram em contato com alimentos e bebidas para consumo humano”, explica a gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar, Daniele Adão.

Com base na normativa da Anvisa, os técnicos do Tecpar balizam os ensaios que definem, por exemplo, quais soluções melhor simulam o contato entre o alimento e a embalagem. Para aferir a qualidade dela, são feitos ensaios de migração total e específica, além de diferentes testes, como ensaios de capacidade de empilhamento, compressão vertical, gramatura, umidade, cor, entre outros.

Os resultados dos testes são apresentados em um laudo técnico, que atesta se o produto está ou não em conformidade com a legislação.

PADRÃO DE QUALIDADE Nos últimos quatro anos, o Tecpar realizou cerca de 800 ensaios para assegurar a qualidade de embalagens. Os clientes são empresas de todo o Brasil que buscam se adequar ou manter a conformidade com regulamentações nacionais e internacionais.

Entre as empresas que têm suas embalagens avaliadas e validadas pelo Tecpar está a Nestlé Brasil. Para atender aos padrões de qualidade internos, a empresa só contrata fornecedores de embalagens que tenham seus produtos avaliados e aprovados por laboratórios previamente cadastrados.

Há três anos ela buscou o Tecpar com o objetivo de estabelecer uma parceria para a análise de embalagens de seus fornecedores. Depois de passar por uma rígida vistoria e atender a todos os requisitos técnicos estabelecidos pela multinacional, os laboratórios do Tecpar foram qualificados e cadastrados junto à Nestlé.

EXCELÊNCIA – Os ensaios de embalagens nos laboratórios do Tecpar são acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro e estão habilitados pela Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas) da Anvisa.  A acreditação é o reconhecimento internacional de que o laboratório está operando com sistema de qualidade documentado e tecnicamente competente.

Recentemente, o Tecpar ampliou seu escopo de serviços acreditados, com a inclusão de novos ensaios de migração total em embalagens e equipamentos de cerâmica, vidro ou metal esmaltados ou vitrificados, além de ensaios que determinam se há cádmio e chumbo nessas embalagens.

OUTROS SERVIÇOS – O Instituto também oferece outros serviços associados à saúde e segurança alimentar, como a verificação de requisitos legais relacionados à rotulagem nutricional, que auxilia empresas do ramo alimentício a se adequarem ao regulamento técnico da Anvisa. Analisa ainda, a presença de glúten e de alérgenos, somo soja e lactose.

GALERIA DE IMAGENS