Estado integra 300 profissionais em programa de residência técnica em Gestão Pública

Objetivo é a qualificação de profissionais para a administração pública direta e indireta, com foco no desempenho e na modernização, agilidade e eficiência institucional, em benefício da população.
11/11/2022 - 09:00

O Governo do Estado recebeu nesta semana 300 profissionais recém-graduados em diferentes áreas para desenvolver atividades em 20 órgãos, por meio do Programa de Residência Técnica (Restec) em Gestão Pública. Coordenado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o programa tem como objetivo a qualificação de profissionais para a administração pública direta e indireta, com foco no desempenho e na modernização, agilidade e eficiência institucional, em benefício da população.

Semelhante aos programas de residência da área da saúde e de trainee da iniciativa privada, a residência técnica do Estado do Paraná contempla atividades práticas associadas a um curso de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização. Os conteúdos acadêmicos e pedagógicos da Restec em Gestão Pública são aplicados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na modalidade de ensino a distância (EaD).

A expectativa é convocar mais aprovados na seleção, alcançando a marca de quase 400 profissionais nesta quarta edição do programa, com previsão de duração total de dois anos. No decorrer desse período, os residentes técnicos receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 1,9 mil, mais o auxílio transporte.

Para o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, é importante fortalecer as instituições públicas em um processo de profissionalização contínua. “Nossa principal missão é compartilhar conhecimentos estratégicos e possibilitar a transmissão de saberes, ao mesmo tempo em que atualizamos os aprendizados técnicos e teóricos, fortalecendo as instituições públicas, que são fundamentais para a democracia e o atendimento pleno de políticas públicas socioeconômicas”, afirma.

Além dos residentes, 23 servidores se inscreveram para participar do Curso de Especialização em Gestão Pública.

ÁREAS – Entre os residentes admitidos estão administradores, advogados, analistas de sistemas, assistentes sociais, contadores, economistas, engenheiros ambientais, engenheiros eletricistas, jornalistas, pedagogos e psicólogos. Também foram aprovados profissionais de Ciências da Computação e Tecnologia da Informação, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo.

LOTAÇÕES – Os novos residentes estão lotados nas pastas estaduais da Administração e da Previdência (Seap), da Educação e do Esporte (Seed), da Fazenda (Sefa), da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); e nos seguintes órgãos: Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar); Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR); Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen); Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR); Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (Paraná Esporte); Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar); e Paraná Turismo.

Além de Curitiba, os profissionais foram alocados em unidades de órgãos do Executivo Estadual de 27 cidades do interior: Apucarana, Bandeirantes, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ibaiti, Irati, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Sarandi, Santo Antônio da Platina, São Mateus do Sul, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

As sete instituições estaduais de ensino superior completam a lista de lotações: universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar).