Tecpar e IBMP reforçam parceria para atender saúde pública com compras descentralizadas

Estados e municípios recebem insumos do Ministério da Saúde para atender a demanda de suas localidades. No entanto, secretarias estaduais e municipais podem realizar aquisições para demandas específicas da sua população.
10/10/2022 - 12:40

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), empresas integrantes do Parque Tecnológico da Saúde, somam esforços para o atendimento das demandas da saúde pública brasileira. Com um acordo entre as instituições, elas atuarão em conjunto para fornecer produtos a estados e municípios que tenham interesse em fazer compras descentralizadas do Sistema Único da Saúde (SUS).

No acordo assinado entre as instituições, está previsto o licenciamento de todos os produtos do IBMP ao Tecpar, visto que trata-se de uma empresa pública, que poderá ofertar estes produtos ao do Sistema Único da Saúde (SUS) por meio de compras descentralizadas pelas secretarias estaduais e municipais, começando pelo Estado do Paraná.

“O Tecpar e o IBMP são instituições de ciência e tecnologia referências em saúde. Com essa parceria, buscamos ampliar a oferta de novas soluções e produtos de base tecnológica para a saúde pública brasileira”, explica o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado.

Hoje, estados e municípios recebem insumos do Ministério da Saúde para a demanda de suas localidades. No entanto, secretarias estaduais e municipais podem realizar aquisições para atender demandas específicas da sua população.

“A parceria é bastante promissora, pois iremos compartilhar nossos portfólios para valorizar os produtos que as duas instituições desenvolvem e fabricam com o objetivo de ampliar o alcance e o acesso no SUS”, afirma o diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa.