Tecpar certifica Grupo Boticário por ações de conservação da biodiversidade

Em 2021, o Grupo Boticário passou por processo de auditoria para ser reavaliado para a Certificação Life. O resultado considerou a organização apta, pois cumpriu com todos os requisitos e indicadores essenciais aplicáveis.
Publicação
18/03/2022 - 14:50

Confira o áudio desta notícia

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) entregou nesta sexta-feira (18) o Certificado Life para o Grupo Boticário, concedido em reconhecimento às ações de conservação da Fundação Grupo Boticário, em especial na Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba, no Litoral.

O Tecpar certifica empresas que quantificam os impactos de suas atividades no meio ambiente e executam ações voltadas para a conservação da biodiversidade. O reconhecimento é feito por meio da Certificação Life, sendo o instituto o único organismo de certificação brasileiro acreditado para conceder essa certificação.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que por meio da Certificação Life, o instituto contribui para incentivar ações concretas de conservação da biodiversidade. “O certificado é um diferencial competitivo importante, porque comunica ao mercado o compromisso com a sustentabilidade e utilização racional dos recursos. Com a área de certificação, o Tecpar é parceiro do setor produtivo brasileiro”, afirmou.

Em 2021, o Grupo Boticário passou por processo de auditoria para ser reavaliado para a Certificação Life. O resultado considerou a organização apta para a certificação, pois cumpriu com todos os requisitos e indicadores essenciais aplicáveis. Nesta auditoria, além das ações de conservação da biodiversidade, também foram verificadas as ações de sustentabilidade na fábrica em São José do Pinhais, na Grande Curitiba, com o cálculo do seu índice de impacto à biodiversidade.

CERTIFICAÇÃO – A Certificação Life reconhece organizações que promovem ações voluntárias e efetivas de conservação da biodiversidade, contribuindo para a manutenção de áreas naturais, processos ecológicos e a perenidade de serviços ecossistêmicos. A proposta é avaliar os impactos à biodiversidade por parte da organização, seguida da mitigação ou compensação destes impactos, por meio de uma série de ações concretas para a conservação da biodiversidade.

Desde 2012, o Tecpar é o único organismo de certificação brasileiro acreditado pelo Instituto Life para este tipo de avaliação. O sistema é adaptável a todos os países e sua realidade ambiental e a todos os setores da economia.

Lorena Dambiski, gerente do Tecpar Certificação, explica que a Certificação Life se baseia em uma metodologia consistente com requisitos técnicos que abrangem tanto a gestão ambiental corporativa como as ações efetivas de conservação da biodiversidade.

“A gestão ambiental e os impactos da organização à biodiversidade da organização são avaliados por meio de um sistema de pontuação. O objetivo é propor um mínimo em ações de conservação que deverão ser realizadas para obter a certificação”, disse Lorena.

Todas as ações adotadas pela empresa para redução de impactos ambientais são registradas em um sistema informatizado. Para o cálculo de impacto, são levados em conta aspectos como geração de resíduos, emissão de gases do efeito estufa, consumo de água, utilização de energia e ocupação da área. A Certificação Life tem como hierarquia de gestão de impacto os seguintes passos: evitar, reduzir, mitigar, recuperar e compensar.

Após a implantação de todas as diretrizes estabelecidas para a obtenção da certificação, a equipe técnica do Tecpar Certificação vai à empresa solicitante para a auditoria. Se todos os critérios foram atendidos, a certificação é concedida.

CERTIFICADOS – Além do Grupo Boticário, outras quatro organizações brasileiras também possuem o Certificado Life concedido pelo Tecpar. São elas a Itaipu Binacional, C-Pack Creative Packaging; Posigraf, e a Gaia, Silva, Gaede & Associados.

Empresas interessadas em obter a Certificação Life podem entrar em contato com o Tecpar, que é um organismo certificador independente, para processo de auditoria. A certificação tem validade de cinco anos com auditorias anuais de acompanhamento.

GALERIA DE IMAGENS