Tecpar ajuda a assegurar qualidade das embalagens da indústria alimentícia do Brasil

Nos últimos três anos, os laboratórios do Tecpar analisaram cerca de 600 amostras de embalagens destinadas ao uso de alimentos, para clientes de todo o país.
Publicação
10/03/2022 - 14:10

Confira o áudio desta notícia

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) oferece ao setor produtivo uma série de ensaios laboratoriais que contribuem para garantir a qualidade de produtos industrializados, a fim de proteger a saúde pública. Um deles é a análise de embalagens para uso em contato com alimentos, que avalia a conformidade destes produtos com regulamentações nacionais e internacionais.

Nos últimos três anos, os laboratórios do Tecpar analisaram cerca de 600 amostras de embalagens destinadas ao uso de alimentos, para clientes de todo o País. Segundo a Associação Brasileira de Embalagem, em quatro anos a produção da indústria de embalagem apresentou alta consecutiva, contribuindo para a aumento na demanda por este tipo de serviço.

Para o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, as empresas têm investido em fatores que tragam maior vantagem competitiva, como a padronização de embalagens com rígido controle de qualidade. “Mais do que atender a uma exigência técnica, a empresa que busca o controle de qualidade demonstra respeito ao consumidor e responsabilidade com a saúde pública e com a sustentabilidade”, afirma. 

PROTEÇÃO E SEGURANÇA – A embalagem para alimentos tem papel fundamental na cadeia produtiva da indústria alimentícia. Ela é responsável pela proteção de um produto, da sua produção até o consumo final. No Brasil, tanto a empresa que fabrica como aquela que comercializa embalagens deve garantir que o produto atende aos requisitos mínimos definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No caso dos alimentos, a embalagem protege de choques mecânicos durante o transporte ou manuseio e representa uma barreira física que protege do ar, luz, umidade, sujidades e micro-organismos. Além de ter sua qualidade prejudicada, um produto que não é acondicionado em embalagens que respeitam as normas de controle de qualidade oferece riscos à saúde do consumidor final.

TIPOS DE ANÁLISES – As embalagens plásticas são o principal material analisado no laboratório do Tecpar, seguido das embalagens celulósicas, cerâmicas e vidros. Em todos os casos, as análises são feitas segundo métodos e critérios definidos pela Anvisa.

Um dos ensaios realizados é o de migração, que avalia a passagem de substâncias que compõe a embalagem para os alimentos. Ele deve ser feito em todos os tipos de embalagens e materiais que entram em contato com alimentos e bebidas para consumo humano. Os resultados dos testes são apresentados em um laudo técnico, que atesta se o produto está ou não em conformidade com a legislação.

“Com base na normativa da Anvisa, que estabelece o limite máximo de migração permitido para cada tipo de embalagem, os técnicos do Tecpar fazem os ensaios que melhor simulam o contato entre o alimento e a embalagem”, explica Daniele Adão, gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar.

As embalagens também passam por outros ensaios, como a migração específica de metais e outros elementos, microbiológicos, rotulagem nutricional, capacidade de empilhamento, compressão vertical, gramatura e umidade.

REFERÊNCIA – Os laboratórios do Tecpar realizam ensaios em embalagens plásticas e de celulose acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro e estão habilitados pela Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em 2021, o laboratório entrou com um pedido de ampliação do escopo acreditado para embalagens de vidro e plástico e está aguardando a publicação no site do Inmetro.

GALERIA DE IMAGENS