Sete municípios da Grande Curitiba recebem 14 novos ônibus para reforço no transporte escolar

Investimento de R$ 4,73 milhões contempla Almirante Tamandaré, Cerro Azul, Campo Largo, Lapa, Piên, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul. Veículos integram o programa Caminho da Escola, que entregará 340 novos ônibus escolares até o fim de fevereiro.
25/01/2023 - 14:40

O Governo do Estado entregou nesta quarta-feira (25), mais 14 novos ônibus para transporte dos alunos das redes municipal e estadual de ensino, matriculados nas escolas de sete municípios da Região Metropolitana de Curitiba: Almirante Tamandaré, Cerro Azul, Campo Largo, Lapa, Piên, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul. Eles integram os Núcleos Regionais de Educação das Áreas Metropolitanas Norte e Sul. O investimento é de R$ 4,73 milhões, com recursos do Governo do Estado.

A entrega foi feita pelo vice-governador Darci Piana, junto com o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, em solenidade no Colégio Estadual de Ensino Profissional (CEEP) Newton Freire, em Pinhais. O encontro teve a presença de prefeitos dos municípios contemplados.

Piana destacou a importância da melhoria da frota escolar para a manutenção do protagonismo da educação do Paraná como a melhor, entre as estaduais, de todo o Brasil. “Os resultados do trabalho feito pelo Governo do Estado nos últimos anos tem, cada vez mais, colocado a educação da rede estadual do Paraná em evidência no cenário educacional. Nosso objetivo com este ciclo de entregas de novos ônibus é fortalecer ainda mais este pilar do desenvolvimento, que é a educação”, afirmou.

Os 14 veículos integram o Programa Caminho da Escola, que entregará um total de 340 novos ônibus escolares até o fim de fevereiro. O investimento total é de R$ 117 milhões, sendo R$ 58,4 milhões com recursos estaduais e R$ 58,6 milhões com recursos da bancada federal. Em dezembro, 128 unidades foram entregues pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, para 100 municípios paranaenses. Nesta terça-feira (24), 24 veículos foram entregues para municípios do Norte do Estado.

Para o secretário Roni Miranda, a qualidade no transporte dos alunos da rede estadual é parte vital para o bom desempenho escolar. “O transporte garante a frequência do estudante. O aluno que mora em áreas rurais, mal pavimentadas, muitas vezes não consegue chegar à escola. Se ele não chega, não aprende. Por esse motivo, um bom transporte é essencial para a garantia do bom desempenho escolar”, afirmou.

Em 2023, destacou o secretário, a continuidade de políticas públicas semelhantes deve garantir uma educação ainda mais forte no Paraná. “Além da qualidade do transporte, a garantia da farta merenda e de um ensino mais abrangente também estão na mira da Secretaria da Educação, por meio da manutenção do Programa Mais Merenda e da ampliação do ensino integral”, reforçou.

PRESENÇAS – O evento no CEEP Newton Freire contou com a presença do diretor-presidente do Fundepar, Marcelo Pimentel; da chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul, Eliandra Jaskiw; do deputado federal, Toninho Wandscheer; do deputado estadual eleito Alisson Wandscheer, dos prefeitos de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel; de Cerro Azul, Patrik Magari; de Piên, Maicon Grosskopf; de São José dos Pinhais, Nina Singer; do prefeito em exercício da Lapa, Acyr Hoffmann, do superintendente de apoio aos municípios da Secretaria das Cidades, Ricardo Maia; do presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho; além da chefe da gabinete da Secretaria da Educação, Silvana Avelar.