Secretaria da Comunicação Social amplia quadro de estagiários de pós-graduação

O cientista político João Frederico Rocha Loures e Souza começou a trabalhar neste mês. Ele foi integrado ao núcleo de Comunicação Social da Secretaria da Segurança Pública. O estágio remunerado é válido até o fim do ano, podendo ser renovado até três vezes durante o período na pós-graduação.
06/06/2022 - 11:20

A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC) ampliou o quadro de estagiários cursando pós-graduação. O cientista político João Frederico Rocha Loures e Souza, de 36 anos, começou a estagiar na sexta-feira (03). Ele foi integrado ao núcleo de Comunicação Social da Secretaria da Segurança Pública (Sesp). O estágio remunerado é válido até o fim do ano, podendo ser renovado até três vezes durante o período na pós-graduação. O contrato é para seis horas diárias.

“É o momento em que posso aliar a teoria à prática, conseguir uma experiência verdadeiramente profissional. Ainda mais que é exatamente dentro da minha área, já que estou cursando Comunicação Política no Setor Público. Sempre acompanhei o governo e gosto da maneira como essa administração faz a gestão pública”, afirmou.

Dentro da Sesp, ele auxiliará a equipe na produção de pautas, reportagens, no atendimento à imprensa e na assessoria direta ao secretário Wagner Mesquita. “Vou poder colocar o conteúdo acadêmico no dia a dia da atuação profissional”, disse Souza, que conta também com registro profissional de jornalista.

Diretor-geral da SECC, Diego de Oliveira Nogueira destacou que para além de dar oportunidade e experiência profissional ao estagiário, a secretaria busca integrar o conhecimento teórico adquirido pelo estagiário com o dia a dia da administração pública, elevando a capacidade técnica do Estado. A ação atende o artigo 1º da Lei Federal 11.788/2008 – até então, apenas estagiários do ensino médio e da graduação podiam atuar no serviço público.

“O intuito é proporcionar aos estudantes o conhecimento técnico e profissional através de supervisores capacitados voltados à orientação e encaminhamento dos alunos dentro do órgão, contribuir com a formação acadêmica do aluno, proporcionando que o estagiário vivencie o dia a dia de uma Secretaria de Estado”, afirmou o diretor. “Acreditamos que o intercâmbio de conhecimentos e experiências práticas entre a academia e os órgãos públicos sejam necessários na construção da excelência de uma sociedade”.

PIONEIRISMO – A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura foi a primeira do Paraná a disponibilizar vagas de estágio de pós-graduação e a selecionar um profissional nessa etapa da formação, seguindo decreto do governador Carlos Massa Ratinho Junior. O processo seletivo é regulado pelo Decreto nº 5.283/2020 e prevê nova oportunidade de crescimento profissional no serviço público.

O acadêmico de Tecnologia da Informação da Faculdade Fael, Orion Belmiro, começou a trabalhar na SECC no ano passado. Ele atua no desenvolvimento de projetos relacionados à área de TI auxiliando na manutenção preventiva e corretiva dos computadores e impressoras, entre outras ações.