Secretaria da Comunicação Social e da Cultura é pioneira ao selecionar estagiário de pós

Orion Belmiro, acadêmico de Tecnologia da Informação da Faculdade Fael, começou a atuar na Secretaria na semana passada e é responsável por desenvolver projetos relacionados à área de TI e realizar manutenção preventiva e corretiva dos computadores e impressoras, entre outros.
26/10/2021 - 10:40

A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura foi a primeira do Paraná a disponibilizar vagas de estágio de pós-graduação e a selecionar um profissional nessa etapa da formação, seguindo decreto do governador Carlos Massa Ratinho Junior. O processo seletivo é regulado pelo Decreto nº 5.283/2020 e prevê nova oportunidade de crescimento profissional no serviço público.

"É muito interessante aplicar na prática o que aprendo em sala de aula. A dinâmica de um órgão do governo é bastante diferente de uma empresa privada e isso está ampliando meu leque de interesses profissionais, já penso em fazer concurso público”, disse acadêmico de Tecnologia da Informação da Faculdade Fael, Orion Belmiro.

Ele iniciou na Secretaria na semana passada e atuará em desenvolver projetos relacionados à área de TI auxiliando na manutenção preventiva e corretiva dos computadores e impressoras, entre outros.

Para além de oportunizar experiência profissional ao estagiário, a Secretaria busca integrar o conhecimento teórico adquirido pelo estagiário com o dia a dia da Administração Pública, elevando a capacidade técnica do Estado, conforme artigo 1º da Lei Federal 11.788/2008. Até então, apenas estagiários do ensino médio e da graduação podiam atuar no serviço público.

Segundo o diretor-geral da SECC, Diego de Oliveira Nogueira, o intuito é proporcionar aos estudantes o conhecimento técnico e profissional através de supervisores capacitados voltados à orientação e encaminhamento dos alunos dentro do órgão.

“A intenção é contribuir com a formação acadêmica do aluno, proporcionando que o estagiário vivencie o dia a dia de uma Secretaria de Estado. Acreditamos que o intercâmbio de conhecimentos e experiências práticas entre a academia e os órgãos públicos sejam necessários na construção da excelência de uma sociedade”, afirmou.

Atualmente, estão abertas as inscrições para estágio de pós-graduação em Direito Público, reguladas pelo Edital nº 03/2021 – SECC, disponível para consulta no site da Secretaria.

Os interessados deverão se inscrever na Central de Estágio e o processo seletivo consistirá na aplicação de análise curricular e prova escrita, a ser realizada em 08 de novembro de 2021, às 09h30 do horário de Brasília, com local a confirmar pelo site da Central de Estágio até o dia 05 de novembro de 2021. Na mesma ocasião, o candidato deverá entregar seu currículo, de forma impressa para o fiscal de provas.

ALTERNATIVA – O estágio de pós-graduação já era possível na Procuradoria Geral do Estado (PGE), iniciativa regulada por meio do Decreto nº 4.626/2020. Com a edição do nº Decreto 5.283/2020, os estudantes de pós-graduação agora podem ter experiências em outros órgãos.