Com o objetivo de expandir operações no Brasil, sete empresas estrangeiras participaram nesta segunda-feira (19) de um dia de imersão no cenário do empreendedorismo no Paraná, promovido por meio da quinta edição do Scale Up inBrazil. O evento realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em conjunto com a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), conta também com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Estadual (SEIA) e da Invest Paraná.
Ao todo, participaram da imersão do Scale Up inBrazil quatro empresas israelenses, duas japonesas e uma singapurense, todas de alta tecnologia e que têm interesse em expandir as operações no Brasil. A programação teve início em 5 de maio, com visitas e atividades em São Paulo, São José dos Campos, Campinas, Florianópolis e Curitiba.
Na capital paranaense, representantes das empresas tiveram a oportunidade de conversar com representantes do Governo do Paraná, Prefeitura de Curitiba e integrantes do ecossistema de inovação do Estado. No período da tarde, as startups participaram de uma rodada de pitches, onde apresentaram suas ideias e soluções para empresas paranaenses, buscando criar parcerias estratégicas.
O secretário da Inovação e IA, Alex Canziani, frisou que a participação do governo estadual mostrou o potencial e abertura do Paraná para receber novos investimentos.
“Foi muito produtivo, tivemos a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Separtec, a Invest Paraná, o Sebrae, além da participação de startups paranaenses que mostraram todo o nosso potencial e como nós queremos atrair novas oportunidades, não só para as startups que estão aqui, mas também para empresas do Exterior que queiram fazer negócios, queiram se instalar e trazer as suas indústrias para o Paraná”, disse o secretário.
Segundo o representante regional da Apex Brasil, Gabriel Isaacson, o Scale Up foi desenvolvido para atrair empresas estrangeiras com alto potencial em tecnologia, sustentabilidade e transformação digital para se desenvolverem dentro do mercado interno brasileiro.
“Nós queremos mostrar justamente o quanto o Paraná e o Brasil são atrativos e têm um potencial de ganho alto para essas empresas. No fim é um ganha-ganha, porque o Estado e o País têm suas cadeias complementadas, ganham maior valor agregado e essas empresas podem expandir seus negócios num terreno fértil, um terreno sólido e ter um crescimento real”, destacou.
Especializada na troca de baterias para veículos elétricos, a startup Oyika, de Singapura, é uma das participantes da imersão. Para o CEO da empresa, Albert Soerjonoto, a experiência durante o evento foi importante para descobrir programas de incentivo a startups que podem auxiliar na instalação de empresas estrangeiras no estado.
“Foi muito interessante, porque pudemos ver que existem aqui muitos programas de aceleração e parques tecnológicos e ecossistemas que podem ser muito úteis para empreendedores como nós começarmos aqui”, afirmou.
SCALE UP IN BRAZIL – O Scale Up in Brazil é um programa de aceleração criado para atrair startups de outros países interessadas em entrar no mercado brasileiro. Desde que foi lançado, o programa já apoiou 32 startups, sendo que 11 delas começaram a operar no país.
Promovido pela ApexBRasil e ABVCAP, a iniciativa busca impactar o mercado brasileiro ao ajudar startups internacionais a se estabelecerem no país.
O programa oferece suporte em diversas fases do processo, desde o entendimento das leis e regulamentações locais até a adaptação ao ambiente de negócios brasileiro. As empresas participantes contam com uma rede de contatos estratégicos, oportunidades de negociação com potenciais clientes e consultorias personalizadas para ajustar seus produtos ou serviços às demandas do mercado nacional.