Saúde promove curso de socorristas para atendimento no Siate em três cidades

15/04/2022 - 09:30

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove a partir do dia 2 de maio um curso de socorristas para o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). São 144 vagas, sendo 120 para oficiais e praças do Corpo de Bombeiros do Paraná e 24 para outros órgãos e entidades civis do Estado. As inscrições já estão abertas e devem seguir até 20 de abril.

As aulas serão finalizadas em 31 de julho deste ano, seguindo as normativas da Portaria do Ministério da Saúde nº 2048/02.

Para participar do curso, os interessados devem procurar seu empregador, para que a instituição entre em contato com uma Regional de Saúde.

A iniciativa, por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, tem como objetivo fortalecer a atuação dos socorristas na atenção pré-hospitalar, primeiros-socorros e na prestação de atendimento ágil e seguro aos pacientes.

“Precisamos preparar os profissionais para as situações relacionadas ao trauma, com atendimento qualificado, regionalizado e com muita agilidade. São diversos os acidentes em que o Siate é acionado, desde acidentes de trânsito, com arma de fogo, soterramentos, entre outros”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

ATENDIMENTO – A assistência ao parto e recém-nascido, traumatismos específicos – atendimento à vítima de queimadura, emergências psiquiátricas, atendimento inicial à vítima de trauma e sinais vitais são algumas das disciplinas que farão parte da capacitação.

O curso terá duas turmas em Curitiba, uma em Cascavel e uma em Londrina, com aulas presenciais e a distância. A carga horária é de 430 horas, sendo 149 horas de responsabilidade da Sesa, com aulas práticas. Outras 93 horas de aulas teóricas, e as demais horas, deverão ser preenchidas com as atividades previstas, como estágios em ambulâncias e visitas técnicas.

Esta é a segunda edição do curso neste formato. No ano passado, 114 bombeiros militares socorristas se formaram no treinamento para atuar em todo Estado nas ambulâncias do Siate. A intenção das secretarias que fazem parte do projeto é que cinco turmas sejam formadas por ano.

SIATE – O Siate é um serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde e tem por missão atender às vítimas de acidentes, procurando dar socorro imediato adequado e condições ideais de transporte aos hospitais, a fim de evitar o agravamento das lesões e melhorar as chances de sobrevivência do acidentado.