Secretaria de Saúde apresenta nova ouvidora do SUS no Paraná

Criada por meio da Resolução nº 113/2011, a Ouvidoria Estadual do SUS no Paraná já teve cinco pessoas nessa função. Há 11 anos, desde a sua implantação, atua 24 horas por dia e sete dias por semana para os esclarecimentos dos cidadãos.
13/04/2022 - 12:40

Lais Alves Ventura é a nova ouvidora geral da Saúde no Paraná. Ela assumiu o cargo nesta terça-feira (12). Antes, atuou na Controladoria-Geral do Estado, na área da Coordenadoria de Controle Interno (CCI). Agora, como servidora da Secretaria da Saúde, pretende dar continuidade aos trabalhos.

“A ouvidoria é uma importante ferramenta de gestão na tomada de decisão. Este canal de comunicação é fundamental, pois através dele podemos ajudar, orientar e aproximar as pessoas dos serviços de Saúde”, disse.

De acordo com o secretário de Saúde, César Neves, a Ouvidoria é um instrumento de acesso ao Governo do Paraná. Ela foi muito importante durante os momentos mais duros da pandemia para aproximar as pessoas das principais decisões estaduais e auxiliar no entendimento da circulação da doença.

“Recebemos denúncias, críticas, sugestões e elogios da população por este meio, e por isso, é um importante instrumento de gestão para o aperfeiçoamento da qualidade”, disse.

A Ouvidoria Geral da Saúde é um canal de gestão e de cidadania que coordena as ações e o aprimoramento das ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná, por meio das Ouvidorias Regionais de Saúde, Ouvidorias de Hospitais e Unidades Próprias, Ouvidorias dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) e Ouvidorias Municipais de Saúde.