Saúde entrega 87 veículos e autoriza mais de R$ 11 milhões para Londrina e região

Entrega foi feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Os veículos somam recursos de R$ 3 milhões. Os demais são para diversas áreas, incluindo ampliação e reformas de prédios da saúde na região.
04/02/2022 - 15:00

Os 21 municípios da região de Londrina, no Norte do Paraná, receberam nesta sexta-feira (4) 87 automóveis destinados ao uso em Estratégia da Saúde da Família (ESF), que foram distribuídos para toda a 17ª Regional de Saúde. A entrega foi feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Os veículos somam investimento de R$ 3 milhões.

O governador também autorizou mais R$ 11,43 milhões para investimentos na área da saúde na região. Ao todo, os recursos ultrapassam R$ 14 milhões para a 17ª Regional.

A entrega em Londrina dá continuidade à maior renovação da frota da Saúde da história do Governo do Estado, com 1.211 automóveis. Esta foi a 24ª entrega. Ratinho Junior enfatizou que os veículos vão fortalecer o reforço no atendimento domiciliar, sobretudo para pacientes sequelados de Covid-19.

"Esse é um projeto que teve um investimento robusto do Estado. Estamos doando esses veículos para que eles se tornem patrimônio dos municípios, fazendo com que os agentes de saúde visitem constantemente os idosos, os sequelados da Covid-19 e todos os que precisam do atendimento" afirmou o governador.

Os recursos anunciados para investimentos serão destinados a aquisição de Equipamentos para a Atenção Primária, Rede Mãe Paranaense, veículos para o transporte sanitário e financiamento de obras de construção, ampliação e reformas de estabelecimentos de saúde na região.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, enfatizou que este é o maior pacote de renovação das frotas da história da Estratégia da Saúde da Família. “Esses carros vão ajudar no deslocamento, principalmente, dos que sofrem com sequelas da Covid-19, mas não só isso. Eles também representam a visita dos médicos às residências, das equipes de enfermagem, da atenção aos idosos e acamados. Todo esse avanço acontece no Estado com os recursos do tesouro estadual, determinados pelo governador Ratinho Junior”, disse o secretário.

DIVISÃO – Assim como em outras Regionais de Saúde, a divisão dos carros é realizada de acordo com o número de equipes da Saúde da Família em cada município. Na 17ª Regional de Londrina, os automóveis atenderão as cidades de Alvorada do Sul (2), Assaí (3), Bela Vista do Paraíso (3), Cafeara (1), Cambé (10), Centenário do Sul (2), Florestópolis (2), Ibiporã (7), Jaguapitã (2), Jataizinho (2), Londrina (29), Lupionópolis (1), Miraselva (1), Pitangueiras (1),  Porecatu (2), Prado Ferreira (1), Primeiro de Maio (2), Rolândia (7),  Sertanópolis (3) e Tamarana (2).

CARROS – A entrega em Londrina é a 24ª do pacote com 1.211 automóveis modelo Gol, zero km, motor 1.0, com ar-condicionado, direção hidráulica e quatro portas. Os carros foram adquiridos com recursos do Tesouro do Estado na maior compra para renovação da frota, da história da Saúde do Paraná, num valor de R$ 41,7 milhões.

Além da região de Londrina, a nova frota também já foi entregue aos municípios de abrangência das Regionais de Saúde de Francisco Beltrão, Paranaguá, Maringá, Foz do Iguaçu, União da Vitória, Metropolitana, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Pato Branco, Guarapuava, Cianorte, Toledo, Ivaiporã, Campo Mourão, Apucarana, Irati, Telêmaco Borba e Ponta Grossa, somando 1.185 automóveis.

Neste sábado (5) acontece a última entrega da primeira etapa da renovação da frota da Estratégia da Saúde da Família. Será na 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, onde serão distribuídos de maneira definitiva mais 51 automóveis para a região.

PRESENÇAS – A solenidade contou com a presença do secretário estadual de Infraestrutura e Logística do Estado, Sandro Alex; dos prefeitos da região, do deputado federal Diego Garcia, dos deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Tercilio Turnini, Tiago Amaral, Cobra Repórter, Alexandre Curi, Paulo Bazana; do diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PR), Fernando Furiatti; do diretor de Interação Institucional, Rafael Fuentes.