Saúde entrega 26 veículos para região de Telêmaco Borba e libera R$ 3,9 milhões em investimentos

Esta foi a 22ª entrega de automóveis no Paraná, de um total de 1.211 carros adquiridos com recursos do Tesouro do Estado, num investimento de R$ 41,7 milhões. Os veículos estão sendo entregues aos municípios desde o ano passado.
02/02/2022 - 12:40

A Secretaria de Estado da Saúde formalizou a entrega de 26 automóveis nesta quarta-feira (2) aos sete municípios que integram a 21ª Regional de Saúde, de Telêmaco Borba. Eles serão utilizados para o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Para a região de Telêmaco Borba, os carros representaram um investimento de R$ 897 mil. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, também autorizou o repasse de R$ 3,9 milhões em novos investimentos para a aquisição de equipamentos da Atenção Primária, obras de construção, ampliação e reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e ainda incentivos no transporte sanitário.

“Sob orientação do governador Ratinho Junior, já investimos mais de R$ 10 milhões na região, dentro da lógica da regionalização da saúde. Agora entregamos a maior renovação da frota para o atendimento dos que tiveram Covid-19, que farão o atendimento domiciliar do paciente, com a visita do médico, do enfermeiro, do fisioterapeuta. Além disso, estamos liberando mais recursos em obras, equipamentos para fortalecer a assistência perto da casa das pessoas”, afirmou o secretário de Saúde, Beto Preto.

Ele agradeceu a todos os secretários municipais de Saúde pelo andamento da campanha de vacinação, especialmente diante do aumento do número de casos da variante Ômicron.

O prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Artur de Matos, ressaltou a importância dos investimentos pelo Governo do Estado, tanto no reforço de transporte quando de obras e equipamentos para a Atenção Primária em Saúde. “Hoje estamos aqui recebendo os veículos e quase R$ 4 milhões, não apenas para Telêmaco Borba, mas também para os outros municípios. Temos muito que agradecer estes investimentos”, comemorou.

MUNICÍPIOS – Os automóveis são doados de maneira definitiva para os municípios. A divisão é realizada de acordo com o número de equipes da Saúde da Família. Para a 21ª Regional os veículos serão direcionados para Curiúva (3), Imbaú (2), Ortigueira (3), Reserva (5), Telêmaco Borba (8), Tibagi (2) e Ventania (3).

NOVA FROTA – Além de Telêmaco Borba, novos veículos também já foram entregues aos municípios das Regionais de Saúde de Francisco Beltrão, Paranaguá, Maringá, Foz do Iguaçu, União da Vitória, Metropolitana, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Pato Branco, Guarapuava, Cianorte, Toledo, Ivaiporã, Campo Mourão, Apucarana e Irati, totalizando 1.033 carros para as equipes da ESF. A frota é formada por automóveis Gol zero km, motor 1.0, com ar-condicionado, direção hidráulica e quatro portas.

PRESENÇAS – Participaram do evento de entrega o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o chefe da 21ª Regional de Saúde, Cleverton Donizete Soares; o secretário municipal de Saúde de Telêmaco Borba, Anderson Catto; o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Hamilton Aparecido Machado; os deputados estaduais Alexandre Curi e Guto Silva; além de outros prefeitos e lideranças políticas e empresariais.