Saúde e Força Nacional do SUS promovem treinamento para incidentes com múltiplas vítimas

Curso acontece de quarta a sexta-feira, em Curitiba e Pinhais, e visa fortalecer o preparo de gestores e profissionais que operam em período de calamidade. Participam médicos, enfermeiros, socorristas do Samu, bombeiros, Defesa Civil, órgãos de trânsito e segurança.
Publicação
22/03/2022 - 17:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) iniciam nesta quarta-feira (23) a capacitação inédita de profissionais de diversos órgãos para atuarem em situações de emergência em desastres, calamidades e avaliação de risco. O curso “Incidente com Múltiplas Vítimas no Estado do Paraná” acontece até sexta-feira (25), em Curitiba e Pinhais, e visa fortalecer o preparo de gestores e profissionais que operam em período de calamidade.

Durante os três dias, cerca de 230 pessoas, entre médicos, enfermeiros, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), bombeiros, funcionários da Defesa Civil, trabalhadores de órgãos de trânsito e segurança farão parte das equipes de treinamento.

Além do curso, a equipe nacional alinha com a Sesa a criação da Força Estadual de Saúde do Paraná. O programa de cooperação terá configuração nos mesmos moldes estabelecidos na Força Nacional do SUS, que prevê equipes similares nos estados e municípios. A criação do grupo estadual será voltada à execução de medidas de assistência e repressão de situações epidemiológicas, de desastres (natural ou humano), eventos de massa ou desassistência. 

CURSO – A abertura oficial será nesta quarta-feira, às 8h30, em Curitiba, com início das atividades, módulos teóricos e debates, até quinta-feira. Na sexta, durante a manhã, serão feitas várias simulações de atendimento integrado com simulado nas dependências do antigo autódromo de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O local está em processo de demolição e servirá como cenário para a simulação realística. Dois helicópteros, oito ambulâncias e um caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR) serão usados durante no treinamento.

É a primeira vez que a equipe do Ministério da Saúde realiza o curso no Paraná, com exercícios de cena de situações prováveis tanto do cotidiano quanto para atendimentos de eventuais tragédias no Estado. Instrutores especialistas da Força Nacional do SUS, com participação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria da Saúde, pretendem repassar conteúdos e experiências aos participantes que auxiliem para o êxito no resgate, preservando a vida do cidadão.

“A iniciativa e participação das forças emergenciais nesse treinamento demonstram o quanto o Governo do Estado se preocupa em qualificar seus profissionais, nas diversas instituições e municípios. Inundações como as que ocorreram na Bahia, ou desabamento como o de Petrópolis, no Rio de Janeiro, são alguns exemplos. Não queremos de forma alguma que esse tipo de desastre ocorra em nosso Estado, mas nossos profissionais precisam estar preparados”, ressaltou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

PARCERIAS São parceiros da iniciativa Corpo de Bombeiros do Paraná, Polícia Militar, polícias rodoviária Estadual e Federal, Defesa Civil, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

De acordo com o coordenador da Força Nacional do SUS, coronel Moura Filho, a ideia é que os três níveis de gestão, federal, estadual e municipal, atuem de forma coordenada e imediata em caso de incidentes e múltiplas vítimas. “Nosso objetivo é demonstrar a teoria e a prática nesse curso, para que as forças trabalhem integradas. Uma força-tarefa que levamos aos estados para que possamos treinar e capacitar”, disse.

FN-SUS A Força Nacional do SUS é um programa federal voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população, acionado quando esgotada a capacidade de resposta do estado ou município frente a tais eventos.

As equipes da FN-SUS fazem orientações técnicas para fortalecimento da rede assistencial, apoiam no planejamento das ações de resposta do setor saúde, auxiliam em atendimentos aos pacientes, além de ajudar na reorganização da rede pública local.

GALERIA DE IMAGENS