Saúde promove novo ciclo de workshops para capacitação de equipes no PlanificaSUS

Cerca de 10 mil profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada participam dos encontros. O objetivo da educação permanente é melhorar cada vez mais a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde.
22/03/2022 - 12:00

A Secretaria estadual da Saúde promove um novo ciclo do PlanificaSUS Paraná, programa de educação permanente dos profissionais da área com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único da Saúde. Os workshops começaram nesta segunda-feira (21) e prosseguem nesta terça-feira (22). Cerca de 10 mil profissionais das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) de 21 Regiões de Saúde participam das atividades.

O PlanificaSus foi proposto aos 27 estados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e tem parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein (SP) e o Ministério da Saúde (MS). É composto por várias etapas, operacionalizadas por meio de workshops e oficinas tutoriais. O Paraná é o primeiro estado a expandir a metodologia para todas as regiões.

No Estado, a 4ª Regional de Saúde, em Irati, no Centro-Sul, não participa desta etapa porque foi escolhida para implantação do projeto-piloto em 2019 e já está na execução da etapa 6.

“Com muito trabalho, conseguimos implantar o PlanificaSUS nos 399 municípios paranaenses e agora o desafio é continuar em constante atualização e integração das equipes de saúde. Isso garantirá uma melhor assistência aos usuários do SUS”, explica o secretário da Saúde, Beto Preto.

INTEGRAÇÃO – Nos módulos aplicados nesta semana, os participantes discutem a integração da atenção primária e da atenção ambulatorial especializada, território e gestão com base populacional. Alguns dos assuntos abordados são a territorialização, a identificação das subpopulações-alvo, cadastro familiar e estratificação de risco familiar e a integração das unidades básicas dos municípios com o ambulatório de atenção especializada.

“Com o apoio dos municípios, o trabalho está sendo realizado com êxito. Ainda temos um longo caminho pela frente, a atualização deve ser constante e seguimos focados no propósito de qualificar cada vez mais as equipes de saúde em prol da população”, afirma a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde e coordenadora do PlanificaSUS Paraná, Maria Goretti David Lopes.

PARANÁ – Em agosto de 2021 foi publicada a Resolução Sesa 720, que instituiu o Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS Paraná. Esse Grupo possui representação das áreas técnicas da secretaria estadual da Saúde, do Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES/PR), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar).