Saúde e Feapaes fortalecem parceria para o cuidado da pessoa com deficiência intelectual

Em reunião com a Federação das Apaes foram discutidos pontos como acesso ao serviço de saúde, fluxos de encaminhamento e qualificação dos profissionais.
Publicação
08/04/2022 - 14:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Paraná tem 267 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). Elas fazem atendimento multidisciplinar em reabilitação intelectual nas 22 Regionais de Saúde, em especial a Deficiência Intelectual - Transtorno do Espectro Autista e Múltiplas Deficiências.

Para manter essa estrutura, a Secretaria de Saúde mantém ações perenes para esse público e uma parceria com a Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Feapaes).  A Feapaes é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos de assessoramento, defesa e garantia de direitos com foco no fortalecimento do movimento social da pessoa com deficiência.

“As Apaes são importantes parceiras no cuidado em saúde da pessoa com deficiência intelectual/autismo no Paraná. Estamos em diálogo constante com o Ministério da Saúde para avançar na Linha de Cuidado em Saúde da Pessoa com Deficiência”, ressaltou o secretário da Saúde, César Neves.

Em reunião realizada nesta semana, o secretário debateu com o presidente da Feapaes, Alexandre Augusto Botareli Cesar, pontos importantes como acesso ao serviço de saúde, fluxos de encaminhamento e qualificação dos profissionais, fortalecendo a parceria entre a Sesa e a Federação.

“Estamos buscando novas alternativas para as entidades que ainda não têm o serviço e contamos e com a parceria histórica entre a Federação e todas as Apaes do Paraná com a Sesa”, disse o presidente. Em 2021, foram realizados nas Apaes do Paraná 2.780.644 atendimentos em reabilitação intelectual para as pessoas com deficiência intelectual/autismo.

Também participaram da reunião Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa; Aline Jarschel de Oliveira e Débora Guelfi, da Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência; e Adriana Kaminski Araújo, gerente administrativo e financeiro da Feapaes.

GALERIA DE IMAGENS