Estado investe R$ 11,6 milhões em nova maternidade e ambulatório de especialidades para Paranaguá

07/04/2022 - 14:00

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), anunciou nesta quinta-feira (7) o investimento de R$ 11.677.246,90 em obras de Saúde em Paranaguá, no litoral paranaense. Os recursos serão utilizados para a ampliação e reforma da Maternidade Maria de Lourdes Elias Nunes e para o Ambulatório Médico de Especialidades do Litoral (AME), ambos anexos ao Hospital Regional do Litoral (HRL).

"Essas duas obras levarão equipamentos modernos e atendimento especializado com ortopedista, cardiologista, oftalmologista e muito mais para Paranaguá e todo o Litoral. São investimentos robustos e que expandem e fortalecem a regionalização da Saúde no Estado", afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Os anúncios ocorreram durante a cerimônia que oficializou a revitalização da ponte que conecta o centro da cidade a Ilha dos Valadares.

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, reforçou o empenho da gestão para a efetivação das obras. "São quase R$ 12 milhões em novos recursos para a saúde desse município tão importante para todo o Estado, com mais de 100 mil habitantes. Este é mais um passo de um projeto de modernização e ampliação dos serviços de saúde, que com a orientação do governador Ratinho Junior, tem levado atendimento para todos os cantos do Paraná", ressaltou.

MATERNIDADE – A previsão é que o novo espaço da maternidade possua 23 leitos de enfermaria e cinco quartos de pré, parto e pós-parto, equipados para receber e acompanhar a gestante durante estes três estágios. A unidade também terá apoio de consultórios de multiespecialidades e salas para exames e curativos. O projeto da reforma totalizará 1.685 metros quadrados de área construída e fará interligação com o HRL, principalmente porque que o hospital é referência em partos na região litorânea. O valor total da obra é de R$ 5.524.682,70.

"Paranaguá é uma cidade mãe do Paraná. Esse é um momento muito tocante e que eleva a qualidade de atendimento das mães e gestantes do nosso município. Esse projeto é um marco histórico para todo o Litoral", enfatizou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.

AME – A construção do Ambulatório Médico de Especialidades do Litoral será realizada na antiga Santa Casa de Misericórdia de Paranaguá, hospital mais antigo do Estado, localizada ao lado do HRL. A liberação da obra foi feita há algumas semanas, no Palácio Iguaçu.

A unidade foi fundada em 1835 com caráter filantrópico e mais tarde foi reformada para abrigar a Biblioteca Mario Lobo. Com o fechamento da biblioteca e deterioração do local, a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura optou por restaurar o edifício e entregou o espaço para a Saúde. O projeto arquitetônico do AME possui dois andares, área estimada de 872 metros quadrados e deve contar com 15 consultórios, Núcleo de Fisioterapia e área administrativa.

O ambulatório proporcionará cerca de 10,4 mil atendimentos especializados no litoral paranaense e também atuará em conjunto com o HRL. A unidade faz parte de um pacote de R$ 126,9 milhões do Governo do Estado para a construção de nove AMEs em Campo Mourão, Cornélio Procópio, Paranavaí, União da Vitória, Ivaiporã, Irati, Cianorte, Paranaguá e Ponta Grossa. O valor estimado da obra é de R$ 6.152.564,20. A estimativa é que a readequação do espaço leve cerca de um ano e seis meses.