Com novo investimento, hospital de Rio Branco do Sul se torna referência no Vale do Ribeira

Reforma e ampliação do centro médico vai proporcionar um novo pronto atendimento clínico 24 horas, centro obstétrico de risco habitual e centro cirúrgico (obstétrico e para pequenas cirurgias). Serão 37 leitos, divididos entre internações e apoio.
31/03/2022 - 13:30

O Vale do Ribeira, na Região Metropolitana de Curitiba, vai ganhar um complexo hospitalar de referência. O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (31) a reforma e ampliação do Hospital Municipal de Rio Branco do Sul. O valor do convênio é de R$ 11.867.342,27 e conta com recursos do Governo do Estado (R$ 5,5 milhões) e de emendas parlamentares (R$ 5,5 milhões), além da contrapartida municipal (R$ 867.342,27). O evento ocorreu na Praça Shinichi Koyama, em Rio Branco do Sul.

Caracterizado como hospital de pequeno porte, a ampliação proporcionará um novo pronto atendimento clínico 24 horas, centro obstétrico de risco habitual e centro cirúrgico (obstétrico e para pequenas cirurgias). Serão 37 leitos, divididos entre internações e apoio.

Além de Rio Branco do Sul, a região do Ribeira é formado por Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu e Tunas do Paraná, com estimativa populacional de mais de 100 mil habitantes. “Esse é o maior investimento da história da cidade em saúde pública. Vamos transformar, ampliar e modernizar esse hospital para que ele possa se transformar em um complexo regional, para atender todo o Vale do Ribeira, assim como fizemos com os novos hospitais de Guarapuava, Telêmaco Borba e Ivaiporã, inaugurados durante a pandemia”, afirmou o governador.

“É um compromisso nosso de regionalizar a saúde, fazer com que a saúde fique mais perto das pessoas. No Paraná, por muito tempo, a saúde ficou concentrada em Curitiba, Londrina e Maringá. Agora estamos fazendo com que estruturas robustas como essa aqui em Rio Branco do Sul cheguem a mais cidades”, acrescentou.

Ratinho Junior lembrou que o hospital municipal tem mais de 45 anos de história e é caracterizado por diversos problemas estruturais, por isso na necessidade de uma grande intervenção. Em 2021 a unidade registrou 39.525 atendimentos. Neste ano, em janeiro, foram atendidas 4.972 pessoas e em fevereiro outros 2.775. “A maternidade que funcionava no local teve de ser fechada há mais de uma década justamente por falta de estrutura. Vamos resolver esse problema, recuperar a saúde do Vale do Ribeira”, disse.

“Essa parceria com o Governo do Estado vai permitir que Rio Branco do Sul realize um sonho antigo: que as crianças possam nascer novamente aqui na cidade, com uma estrutura adequada, moderna. Hoje nosso hospital é pequeno, simples, precisamos mexer muito em tudo”, explicou a prefeita da cidade, Karime Fayad.

POPULAÇÃO – É justamente a retomada do serviço de maternidade que mais mexe com os moradores do município. Eles contam que para uma criança nascer em Rio Branco do Sul o parto tem de ser muito de emergência, em condições muitas vezes desfavoráveis que não permitem o deslocamento para cidades vizinhas, especialmente Curitiba, Campo Largo e Campina Grande do Sul.

É o caso da dona de casa Rosana Cândida da Silva. “É muito importante ter um hospital adequado aqui. As mães que precisam ganhar nenê têm de ir para Curitiba. Foi o meu caso. Era para o meu filho nascer em Rio Branco, mas teve de nascer em Curitiba”, contou.

“Eu nasci aqui, então, para mim, vai ser a maior alegria que meu próximo filho também nasça aqui. Ele vai ser de fato um rio-branquense”, completou a coordenadora de escola infantil, Cassiane Cristine Farias.

"TURISMO DE AMBULÂNCIA" – Investimento que vai cessar o que o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, chama de “turismo de ambulância”. Ou seja, o deslocamento entre cidades para atendimentos médicos considerados simples. “A reforma vai virar a página de um hospital de quase 50 anos. Faremos com que a regionalização da saúde, uma proposta do governador Ratinho Junior, aconteça também aqui no Vale do Ribeira. Acabar com as viagens em busca de saúde”, comentou.

“Não há mais espaço para que uma pessoa precisa andar duas, três horas de ambulância para realizar uma simples cirurgia”, acrescentou Beto Preto.

PRESENÇAS – Participaram da cerimônia os deputados federais Toninho Wandscheer, Luciano Ducci e Luizão Goulart; o deputado estadual Alexandre Curi; o vice-prefeito de Rio Branco do Sul, Airton Nodari; o presidente da Câmara Municipal, Danilo Pedroso; a secretária municipal de Saúde, Nice Lara; o presidente do consórcio intermunicipal de Saúde e prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel; os prefeitos Neneu Artigas (Itaperuçu), Toninho Gusso (Bocaiúva do Sul) e Marco Antônio Baldão (Tunas do Paraná); e o diretor de Operações da Votorantim, Thomaz Rheinegger.