Sanepar recebe prêmio por projeto de educação socioambiental

Reconhecimento foi feito pelo CBH Rio Paranapanema, que integra municípios do Paraná e São Paulo. Projeto premiado capacita professores para o desenvolvimento junto a estudantes de ações que discutam problemáticas socioambientais ligadas aos rios urbanos.
21/11/2022 - 19:00

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebeu o Prêmio #EuSouParanapanema na categoria Usuários de Água. Esta é a primeira edição do prêmio, que foi criado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) Rio Paranapanema para homenagear instituições que promovem ações de educação ambiental voltadas aos recursos hídricos dentro dos limites da bacia.

Ao todo, foram inscritos 36 projetos aplicados no Paraná e São Paulo, que receberam 31 mil votos. A premiação aconteceu na última semana, em cerimônia em Londrina, com a participação de 120 pessoas, representantes dos diversos setores envolvidos nas categorias do prêmio.

O presidente do CBH Rio Paranapanema, José Luiz Scroccaro, atribuiu o sucesso da primeira edição do prêmio à grande integração existente entre os membros e entidades do território da Bacia. “Quero parabenizar a Sanepar por levar educação ambiental para todas as comunidades e por mostrar que os órgãos públicos, a sociedade civil organizada e os usuários estão preocupados com os recursos hídricos, com a gestão do futuro”, destacou. “Isso é integrar, amadurecer e preservar água para amanhã”, completou.

Para o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, os comitês de bacias são importantes para a definição das estratégias para a melhor conservação e gestão das bacias hidrográficas. “Como grande usuária dos recursos hídricos, para a Sanepar, é uma questão de honra participar dos comitês”, enfatizou.

PROJETO – “Rios e suas cidades: um novo olhar” é o título do projeto da Sanepar premiado pelo #EuSouParanapanema. Criado pela equipe da Gerência de Educação Socioambiental da Companhia, em novembro de 2021, tem como finalidade capacitar professores das redes municipal e privada de todo o Estado para o desenvolvimento de ações de educação que discutam problemáticas socioambientais ligadas aos rios urbanos nas bacias onde as comunidades estão inseridas.

“Os professores vão multiplicar estes conhecimentos para todos os alunos ao longo de sua carreira. Isto é uma ferramenta chave para a conscientização e a preservação ambiental”, destacou Gonchorosky.

RESULTADOS – Para o prêmio, foram apresentados os resultados das edições de 2021 e de março de 2022, realizadas em 18 municípios da região Norte do Paraná. Nas duas edições do curso foram capacitados 134 professores do ensino fundamental, com a disseminação para aproximadamente quatro mil alunos.

Uma das organizadoras do projeto, a gestora ambiental Andréa Fontes, recebeu o prêmio em nome da Companhia e fez questão de ressaltar o esforço dos professores, como grandes multiplicadores de conhecimento, para o sucesso do projeto. “Nosso agradecimento especial aos professores que, mesmo diante de tantos desafios, aceitaram fazer a nossa capacitação e levar adiante esta busca pela preservação dos nossos mananciais”, afirmou.