Sanepar produziu 4,2 bilhões de litros de água e recolheu 560,8 toneladas de lixo na temporada

A presença da Sanepar no Verão Maior Paraná, no Litoral, ocorreu em três frentes: reforço no abastecimento de água; limpeza diária nas praias; e atividades lúdicas de educação socioambiental.
Publicação
28/02/2023 - 15:30

Confira o áudio desta notícia

A presença da Sanepar no Verão Maior Paraná, no Litoral, ocorreu em três frentes: reforço no abastecimento de água; limpeza diária nas praias; e atividades lúdicas de educação socioambiental.

De 17 de dezembro a 26 de fevereiro, a Companhia produziu 4,2 bilhões de litros de água para abastecer moradores e veranistas nas cidades do Litoral. A média diária foi de 59 milhões de litros. O pico do consumo – de 93 milhões de litros – foi registrado no primeiro dia do ano. A data da virada do ano, que historicamente concentra o maior consumo, ocorreu sem nenhum problema de abastecimento.  

Nos dias de Carnaval a produção foi de 227 milhões de litros, 60% a mais do que a média dos dias normais. Mesmo nos dias mais quentes e de maior consumo, a Sanepar atendeu com regularidade a demanda da temporada.

O atendimento da Sanepar ao grande aumento da população nas praias foi feito com uma superestrutura pessoal e operacional. Além do reforço pessoal da equipe de trabalho, a Companhia instalou reservatórios-contêineres em áreas estratégicas dos balneários. Também foram instalados 33 geradores de energia elétrica nas estruturas de fornecimento de água e de coleta de esgoto a fim de manter a operação dos sistemas em caso de queda no fornecimento de energia.

LIMPEZA NAS PRAIAS – Em parceria com os municípios do Litoral, a Sanepar fez a limpeza diária das praias durante a temporada. Ao longo do período foram coletadas 560,8 toneladas de lixo. Equipes terceirizadas percorriam diariamente os 48,6 quilômetros da orla de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná fazendo varrição, coleta e separação de resíduos sólidos.

O material reciclado foi destinado às associações de coletores dos municípios e o orgânico, aos aterros municipais. A limpeza das praias é feita pela Sanepar há 12 anos nas temporadas de verão.

ESTAÇÃO SANEPAR – Outra ação desenvolvida foi a Estação Sanepar. Uma van equipada para fazer atendimento comercial e, principalmente, atividades lúdicas dirigidas a crianças e adultos com foco em saneamento e sustentabilidade, percorreu as praias de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e em Morretes.

Nesse período, foram registradas 44.118 interações com o público de veranistas e moradores, que receberam brindes como squeeze infantil, funil para coleta de óleo de cozinha e um jogo ludo de ímã de geladeira. Quem baixou o aplicativo Sanepar Mobile também ganhou um para-sol para colocar no para-brisa do carro e pôde emprestar guarda-sol para ir à praia.

A Sanepar também ampliou as opções de eventos para os veranistas com o Circuito de Corridas de Rua. O calendário com provas de 10 e 5 quilômetros, além das modalidades caminhada e infantil, teve corridas de rua em Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná. As corridas fazem parte das comemorações dos 60 anos da Companhia.

GALERIA DE IMAGENS