Obras da Sanepar nos sistemas de água e esgoto em Londrina ultrapassam R$ 250 milhões

24/02/2023 - 09:20

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está investindo cerca de R$ 250 milhões na ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto em Londrina. Seis novos reservatórios, seis elevatórias e 50 quilômetros de tubulações ampliarão em 20% a capacidade de reservação do sistema integrado, que também beneficia o município de Cambé. O total de armazenamento nas novas unidades é de 24 milhões de litros de água.

Na área de esgoto estão sendo feitas ampliações e melhorias das Estações de Tratamento Norte e Sul, que terão ganho na qualidade do efluente final e na disposição do lodo, além do aproveitamento do gás gerado no processo de tratamento.

Às margens do aterro do Lago Igapó, no Jardim Maringá, foram implantados rede coletora e interceptor de esgoto e ainda está em construção uma elevatória. Esses equipamentos são necessários para bombear o esgoto dos imóveis até uma estação de tratamento.

Já os novos reservatórios de água de Londrina são de modelagem e tecnologia alemã que utiliza camada dupla de chapa de aço unida por uma fita de junção. O material tem chapa inoxidável por dentro e chapa galvanizada por fora e oferece maior resistência e durabilidade.

Há canteiros de obras em diferentes regiões da cidade. Na zona norte, na Avenida Saul Elkind, estão sendo instalados dois reservatórios apoiados de 2,6 milhões de litros cada; na Rodovia João Alves da Rocha Loures, próximo à Penitenciária Estadual de Londrina II, estão sendo finalizados outros dois reservatórios com 3,9 milhões de litros cada. Próximo ao autódromo, também na região norte, estão sendo construídas três elevatórias de água tratada.

Na Avenida Jamil Scaff já foram iniciadas as obras de um reservatório de 7 milhões de litros e duas estações elevatórias. Ainda na zona leste, está sendo implantado um reservatório na área da Estação de Tratamento de Água Tibagi com 3,8 milhões de litros. E há uma outra estação elevatória sendo construída na área do Centro de Reservação Higienópolis. Na região central, seguem as obras de substituição de 86 quilômetros de rede de ferro por PEAD (polietileno expandido).

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, destaca que os investimentos feitos em Londrina asseguram que os serviços de água e de esgoto acompanhem o crescimento da cidade, mantendo os altos indicadores de saneamento. “Muitas dessas obras são de inovação, seguindo a política de investimentos que adotamos em todo o Paraná. Caminhamos para que o Estado seja o primeiro do País a cumprir as metas do novo marco legal do saneamento”, afirmou.

“A Sanepar continua investindo em obras e inovação para transformar cada vez mais o saneamento, universalizando com melhor qualidade no tratamento do esgoto, na continuidade do abastecimento e na segurança das águas”, destaca o gerente geral da Sanepar na região, Antônio Gil Gameiro.