Sanepar e Invest Paraná vão atuar em parceria com empreendedores da Bacia do Miringuava

A Sanepar e a Invest Paraná assinaram um termo de cooperação técnica para inserir os produtores rurais e empreendedores que moram no entorno da Barragem do Miringuava, em São José dos Pinhais, no programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS).
23/02/2023 - 14:20

O programa, desenvolvido pela Invest Paraná – órgão de captação de investimentos do Governo do Paraná, vinculada à Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (Seics) –, tem o objetivo de agregar valor aos produtos e serviços tradicionais do povo do Paraná e colocá-los de maneira competitiva no mercado. O VRS vai complementar as ações socioambientais previstas no Planejamento de Desenvolvimento Socioterritorial do Miringuava do município.

O trabalho junto aos produtores rurais e empreendedores de outras áreas, como turismo, será realizado pela Sanepar com outros parceiros e financiamento da Caixa Econômica Federal. A partir da identificação dos produtos e serviços daquela região serão definidas as ações de melhoria da qualidade da produção e as rotas de consumo de cada produto.

“Quanto mais sustentável for a produção, há um ganho de qualidade que melhora também a comercialização, agregando valor. E isso também se reflete na qualidade da água do Miringuava. A Sanepar atua em parceria com as comunidades”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

O presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, destacou que o VRS contribui com o pequeno agricultor e empreendedor ao transformar a produção e serviços para que tenha mais visibilidade no mercado não só no Paraná, mas também em nível nacional e até mesmo para exportação. “Esse é um grande desafio em que estamos atuando há mais de dois anos”, afirma.

Ele lembrou que trabalho similar já é realizado no Litoral do Paraná, com apoio das prefeituras e iniciativa privada; na região de São Mateus do Sul, envolvendo toda a cadeia de produção da erva-mate; e em municípios da RMC com as produções de morango e maracujá.

A equipe responsável pelo projeto do VRS Miringuava é formada por representantes da Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Grupo Boticário, JPR Ambiental e demais parceiros.