Estado quer fortalecer renda de artesãos com o programa Vocações Regionais Sustentáveis

Para alavancar a renda de artesãos da Mata Atlântica nos municípios de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, a Secretaria Estadual do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR) articula a inclusão de artistas no programa Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná (VRS), da Invest Paraná.
21/02/2023 - 10:30

Para alavancar a renda de artesãos da Mata Atlântica nos municípios de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, a Secretaria Estadual do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR) articula a inclusão de artistas no programa Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná (VRS).

O programa é desenvolvido pela Invest Paraná – órgão de captação de negócios do Estado vinculado à Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (SEICS) –, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável, para agregar valor aos produtos tradicionais do povo do Paraná e colocá-los de maneira competitiva no mercado.

A parceria vai beneficiar artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que poderão usar em suas produções o rótulo da marca coletiva Rota Caiçara, uma das linhas de trabalho do programa VRS-Mata Atlântica.  A adesão ao projeto também oferece aos profissionais uma série de orientações para o maior aproveitamento do potencial de geração de renda e desenvolvimento com a comercialização do artesanato.

Dessa maneira, os artesãos de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba farão parte da cadeia de turismo da região, podendo comercializar sua produção com uma marca conjunta. Para isso, serão estabelecidos padrões para que possam utilizar a marca e com ela divulgar seus produtos no mercado.

A Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda deve formalizar nos próximos dias um termo de adesão ao VRS. O esboço do plano de ações a ser executado foi elaborado pelo Conselho de Economia Solidária da SETR, tendo como principal objetivo o desenvolvimento sustentável nos três municípios. Além do artesanato, a SETR também pretende aplicar políticas para melhorar a qualificação dos produtores e empreendedores da região, também com cooperação da Invest Paraná.

O VRS do Paraná é um programa de desenvolvimento e promoção de cadeias de valor, que busca destacar as vocações das diversas regiões do Paraná. Desde os produtos tradicionais do povo paranaense até sua história e costumes, o Estado possui uma riqueza muitas vezes pouco evidente - e com grande potencial de geração de renda e desenvolvimento.

“A Invest Paraná tem um trabalho importante não só na atração de investimentos de grandes corporações, das grandes indústrias, mas também junto às Vocações Regionais Sustentáveis, em especial às ligadas à Mata Atlântica, em que a gente ajuda o pequeno agricultor, a pequena indústria da região a transformar a produção para que possa ser vendida no mercado não só no Paraná, mas também em nível nacional e até mesmo para exportação. Esse é um grande desafio em que estamos atuando há mais de dois anos”, explica o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.