Sanepar orienta veranistas a economizarem água no Litoral

Algumas dicas são reduzir tempo do banho, fechar a torneira ao escovar os dentes e fazer a barba e cobrir piscinas para evitar evaporação da água
Publicação
28/12/2021 - 15:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O aumento no fluxo de turistas para o Litoral do Paraná deve elevar o consumo de água na passagem de ano. Desde o dia 21, o consumo registrado pela Sanepar tem ficado, em média, 10% maior do que igual período do ano passado. Mesmo com obras e medidas que melhoram as condições de produção, reservação e distribuição de água potável, a Sanepar orienta os veranistas a economizarem água, principalmente nos dias mais quentes.

Redução no tempo do banho, manter a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba, abrindo apenas para o enxágue, são as dicas para uso da água no banheiro.

Na cozinha, a dica é acumular a louça e lavar toda de uma vez, com a ajuda de uma bacia, e abrir a torneira somente no enxágue. Também deve-se aproveitar a água da máquina de lavar roupa para a limpeza da área externa e do carro.

As piscinas infantis podem ser as vilãs do desperdício. Não se deve descartar a água todos os dias, evitando o gasto excessivo. A orientação é manter a água limpa, com aplicação de cloro diariamente. Os fabricantes recomendam 25 ml de cloro a cada 1.000 litros de água. A sugestão é fazer a aplicação do produto à noite para garantir um intervalo de, pelo menos, 10 horas antes de liberar a piscina para uso.

Outra dica é cobrir com uma capa apropriada, quando não estiver em uso, para prevenir que caia alguma sujeira e evitar a evaporação. Piscinas maiores também devem ser cobertas para evitar a evaporação. O tratamento adequado mantém limpa e evita a substituição frequente da água.

GALERIA DE IMAGENS

  • Sanepar orienta veranistas a economizarem água no Litoral
    Sanepar orienta veranistas a economizarem água no Litoral - 28/12/2021
    Foto: SANEPAR
    Sanepar orienta veranistas a economizarem água no Litoral - 28/12/2021
    Foto: SANEPAR