Sanepar lança programas voltados à inovação aberta e sustentabilidade

Lançamento foi no  Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, O Sanepar Labs é um programa de inovação aberta que convida empresas a apresentarem soluções criativas e sustentáveis para os desafios da Companhia. Já o Radar Tag faz busca internacional por tecnologias aplicáveis aos serviços de água e esgoto.
Publicação
27/05/2025 - 15:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) anunciou dois novos programas voltados à inovação e à sustentabilidade. Os programas Sanepar Labs e Radar Tag visam aproximar a Companhia de soluções tecnológicas que contribuam com os desafios do setor, acelerar a busca por inovação e fortalecer o compromisso com o meio ambiente e a universalização do saneamento. O lançamento ocorreu segunda-feira (26) durante o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Brasília.

O Sanepar Labs e o Radar Tag são programas que surgem por meio de parcerias com a Hotmilk da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e com a Isle Utilities, da Holanda, respectivamente. Durante o lançamento, o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destacou que os dois programas representam uma trilha de inovação que aproxima as necessidades da empresa de soluções disponíveis no mercado.

“O que criamos hoje são caminhos para que ideias possam se conectar à nossa realidade, trazendo inovação no dia a dia da empresa. Nesse ecossistema de inovação, as empresas vão responder às necessidades da Sanepar”, afirmou.

INOVAÇÃO ABERTA A EMPRESAS – O Sanepar Labs é um programa de inovação aberta que convida empresas, de pequeno, médio e grande porte, a apresentarem soluções criativas e sustentáveis para os desafios da Companhia. Por meio do programa, a Sanepar abre suas portas para receber propostas de startups, negócios em estágio inicial e também de empresas já consolidadas, que disponham de tecnologias validadas e prontas para serem aplicadas no setor de saneamento.

O diretor da Hotmilk, Marcelo Moura, também destacou a importância da colaboração. “A parceria entre a Hotmilk e a Sanepar marca um passo estratégico para fortalecer o ecossistema de inovação do Paraná. O programa vai possibilitar um impacto real no saneamento e contribuir para um futuro mais sustentável”, concluiu.

O diretor de Inovação e Negócios, Anatalício Risden Junior, reforçou o papel estratégico das parcerias na promoção da chamada inovabilidade — conceito que une inovação e sustentabilidade. “Com o Sanepar Labs buscamos respostas para os desafios internos, por meio da inovação. Com a parceria com a Hotmilk, poderemos encontrar, no mercado, soluções que aumentem ainda mais a eficiência da Companhia. A parceria com a Isle tem como objetivo a vigilância internacional de tecnologias que já estão disponíveis no mercado e podem ser aplicadas na Sanepar”, explicou.

As empresas interessadas podem obter mais informações e realizar seu cadastro no site oficial do programa. Confira aqui.

MONITORAMENTO GLOBAL – O Radar Tag aposta na busca internacional por tecnologias aplicáveis aos serviços de água e esgoto. Utiliza a metodologia TAG — Technology Approval Group (Grupo de Aprovação Tecnológica), que funciona como uma plataforma global de validação de soluções.

O programa permite acompanhar, em tempo real, inovações do setor, além de facilitar o acesso a financiamento externo, conectando tecnologias às demandas dos prestadores de serviços de saneamento. 

O diretor da Isle Utilities na América Latina, Victor Arroyo, ressaltou a atuação da Sanepar como um grande parceiro da empresa. “A Sanepar é um dos parceiros mais ativos nessa rede de cooperação, sempre buscando entender melhor as oportunidades. Com esse programa, vamos conseguir buscar tecnologias, de forma personalizada, para resolver, na prática, os desafios da empresa”, destacou.

OUTROS DIÁLOGOS SOBRE INOVAÇÃO – O Congresso da Abes segue com programação até esta quarta-feira (28), no Centro de Eventos Ulysses Guimarães. Em paralelo, ocorre a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes).

Ainda nesta segunda-feira, a Sanepar promoveu, dentro do Congresso da Abes, o Meetup Startups. Oito das dez empresas participantes do programa Sanepar Startups – criado em 2021 – se reuniram com o objetivo de apresentar os avanços das soluções desenvolvidas dentro do programa e fortalecer a conexão com o ecossistema de inovação.

O gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, explica que o momento foi uma oportunidade para aproveitar o ambiente do Congresso e dar visibilidade aos projetos. “Essas startups desenvolveram seus projetos, suas provas de conceito e algumas delas já tem até soluções que estão sendo comercializadas no mercado, após a participação no programa Sanepar Startups. Portanto, nesse encontro, elas puderam apresentar as soluções, seu estágio de desenvolvimento e as possibilidades de contato”, explicou. 

Uma das participantes, a Stattus 4, desenvolve sensores de pressão capazes de identificar vazamentos nas redes de distribuição de água. A CEO e cofundadora da empresa, Marilia Lara, destacou o impacto do programa na trajetória da startup.

“Participar do Sanepar Startups foi o início de um novo capítulo na história da Stattus 4. A Sanepar esteve genuinamente interessada em testar tecnologias e fazer com que essas tecnologias escalassem. E o Meetup foi de extrema importância para conhecermos outros projetos e entender que, juntos, conseguimos resolver problemas com maior eficiência”, disse. 

Saiba mais sobre o Programa Sanepar Startups

GALERIA DE IMAGENS