Sanepar investe R$ 6,5 milhões para ampliar sistema de abastecimento de Paiçandu

Investimentos vão duplicar capacidade de reservação. Obra que deverá ser concluída em abril de 2022 vai demandar algumas interrupções na distribuição de água para interligações ao sistema existente. Primeiras paradas serão na semana que vem.
22/10/2021 - 15:30

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está investindo R$ 6,5 milhões para ampliar o sistema de abastecimento de Paiçandu, no Noroeste do Estado. A obra deve ser concluída em abril de 2022 e vai demandar algumas interrupções na distribuição de água para interligações ao sistema existente.

As primeiras paradas serão na semana que vem, nos dias 26 e 28 de outubro, afetando o abastecimento de água em bairros das regiões Oeste e Norte da cidade.

Serão implantados um reservatório metálico com capacidade de 2 milhões de litros de água, uma estação elevatória e 12 mil metros de rede. Estas obras praticamente duplicam a capacidade de reservação.

O gerente regional da Sanepar, Vitor Gorzoni, afirma que a cidade depende da captação de água de seis poços profundos, cujas vazões reduziram com a estiagem prolongada. O sistema de abastecimento, que é integrado com Maringá, terá um incremento do volume de água vindo da cidade vizinha dos atuais 15% para 35%.

“Estamos operando com um déficit grande no sistema de Paiçandu, o que implica algumas situações pontuais de desabastecimento. A ampliação nos dará tranquilidade num horizonte de ao menos 10 anos”, garante.

PARADAS NO SISTEMA – Haverá duas grandes paradas no abastecimento de água em Paiçandu para interligar parte das novas tubulações. Os serviços serão realizados das 8h às 16h e a distribuição de água deve ser normalizada durante a noite e a madrugada do dia seguinte.

Na terça-feira (26), os bairros afetados são os jardins Canadá, Canadazinho, Novo Canadá, Caraçatu 1 e 2, Cidade Jardim, Castro Alves, Santo Antônio, Petrópolis, Espanha e Itaipu 1 e 2, além do Parque São Jorge e do Condomínio Monte Carmelo. Na quinta-feira (28), o abastecimento será interrompido nos jardins Santa Luzia 1 e 2, Santa Efigênia e Guanabara.

Só devem ficar sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) orienta que todos tenham reservatório. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.  A orientação é evitar desperdícios.

Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br.