Sanepar investe R$ 37,7 milhões para modernizar tratamento de esgoto em Cafelândia

29/12/2022 - 11:10

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) adotou um novo modelo de tratamento de esgoto em Cafelândia, no Oeste do Paraná, na construção da ETE Iguaçuzinho. Os investimentos foram de R$ 37,7 milhões e garantem índice de coleta de esgoto de 90,5% e 100% de tratamento.

A nova estação utiliza um tratamento moderno, com o uso de lodos ativados por reatores em batelada sequencial (SBR), que alcança alta taxa de eficiência. Neste sistema, o esgoto é tratado por bactérias degradadoras que precisam de oxigênio para decompor a matéria orgânica.

“Além de mais moderna e da alta eficiência de tratamento, a nova estação tem capacidade para tratar 63,23 litros por segundo, o suficiente para atender a uma população de 30 mil pessoas”, afirma o gerente de projetos e obras Aurio Bonilha Junior.  Atualmente, Cafelândia tem cerca de 19 mil habitantes.

Na obra, também foram executados cerca de 10 quilômetros de tubulação que faz o lançamento do efluente tratado até o corpo receptor. A ETE Iguaçuzinho permite a desativação das antigas estações de tratamento e bombeamento, atendendo à reivindicação da comunidade.