Sanepar amplia investimentos em Tamarana e sensibiliza população sobre uso da água

Na cidade do Norte do Estado, a empresa está investindo cerca de R$ 4,2 milhões para dobrar a produção e a reservação do sistema de abastecimento de água. Entre as atividades que buscam debater o uso racional da água está a capacitação de agentes socioambientais.
Publicação
23/11/2022 - 16:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar iniciou o trabalho de capacitação e conscientização dos moradores de Tamarana sobre o uso adequado da água. Na cidade do Norte do Estado, a empresa está investindo cerca de R$ 4,2 milhões para dobrar a produção e a reservação do sistema de abastecimento de água.

Entre as atividades que buscam debater o uso racional da água está a capacitação de agentes socioambientais, que será realizada nesta sexta-feira (25). O curso é direcionado para agentes municipais das áreas de saúde e do meio ambiente.

Além disso, para os dias 15 e 19 de dezembro estão programados cursos para encanadores. Trata-se de uma capacitação básica em hidráulica, voltado para manutenções rotineiras.

“Não é necessariamente um curso para encanadores profissionais, mas para mulheres e homens que desejam ter o conhecimento necessário para identificar e consertar pequenos vazamentos de água em casa”, explica o gestor ambiental da Sanepar, responsável pelo trabalho na região, Wagner Kreling.

Os cursos estão sendo realizados em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Juny. As inscrições para participar dos cursos podem ser feitas pelos telefones (43) 3398-1960 e (43) 3398-1961.

VISITAS – Até janeiro, 630 imóveis serão visitados para abordar a importância da água e do seu consumo consciente. As visitas estão sendo feitas pela empresa Econsult Environmental e dispensam a entrada no imóvel. Trata-se basicamente de uma conversa dirigida por um roteiro, junto com a entrega de material informativo.

Wagner explica que as abordagens levam em consideração os quatro eixos do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.

OBRAS – A Sanepar está ampliando a capacidade de produção e reservação de água em Tamarana. O novo poço produzirá 2,3 milhões de litros por dia por dia, quase duplicando a capacidade atual. Os dois novos reservatórios que estão sendo instalados terão capacidade de armazenar 450 mil litros. A reserva atual é de 500 mil litros.

Também estão em execução uma nova unidade de bombeamento e mais de 5 mil metros de adutora e rede de distribuição de água. Tudo deve ser entregue até março de 2023.

GALERIA DE IMAGENS