Rodada de Negócios da Invest Paraná ajuda empresas de Guarapuava a criar novos vínculos

Encontro promovido pela Invest Paraná, Associação Comercial e Empresarial e Sindusmadeira aproximou empresas locais dos fornecedores do próprio município da região, visando estimular a economia da região.
10/03/2023 - 18:20

Empresários de Guarapuava, na região central do Paraná, comemoram os resultados da Rodada de Negócios organizada na última quinta-feira (9) pela Invest Paraná, agência de captação de negócios do Governo do Estado vinculada à Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (Seic). As 49 vagas abertas para encontro se esgotaram em apenas duas horas.

O evento, feito em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) e o Sindicato das Indústrias de Madeira de Guarapuava (Sindusmadeira), aproximou empresas locais dos fornecedores do próprio município, estimulando a economia da região.

“A Rodada de Negócios gerou um network tão grande que já estamos preparando outro evento para maio, muito mais amplo, para atender mais empreendedores”, afirma o presidente da Acig, Claudinei Pereira, que elogiou a metodologia definida em parceria com a Invest Paraná para as negociações.

“A metodologia foi muito ágil, com vendedores e compradores negociando na mesma mesa. Não só tivemos negócios fechados nessa rodada, como muitos outros negócios ainda vão acontecer a partir desse contato”, completou.

No total, foram nove mesas de negociação, onde os empresários tinham o tempo aproximado de dez minutos para apresentar seus produtos ou explanar sobre suas necessidades. Terminado o tempo, o empresário ia para outra mesa de negociação.

O secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, lembra que empresas que compram de fornecedores locais geram mais empregos e renda para a própria região onde estão. Também ajudam o próprio empreendedor, que pode contratar serviços e adquirir insumos por preços menores. "É uma diretriz do governador Carlos Massa Ratinho Junior: incentivar as empresas a comprarem de fornecedores locais”, afirmou.

A Invest Paraná vai organizar mais três rodadas em 2023, uma por trimestre. A definição dos próximos eventos ainda será conforme a demanda dos municípios.

OPORTUNIDADE – A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava, Janaína Naumann, reforça que a rodada da Invest Paraná tem potencial para fortalecer a economia do município. Ela afirma que o contato olho no olho permitiu que muitas empresas descobrissem que podem ser abastecidos por fornecedores da própria cidade.

“Foi uma ótima oportunidade para nossos empresários conhecerem fornecedores daqui mesmo. Os empresários querem esse tipo de evento para gerar mais oportunidades de negócios”, apontou a secretária.

Janaína também destacou a metodologia de negociação aplicada na rodada, desenvolvida pela Invest Paraná junto com a prefeitura e a Acig. “Esse formato dinâmico, com regramento do tempo, permite a prospecção de mais negócios”, avaliou.

VÍNCULOS – O diretor de Mercado da Invest Paraná, Gustavo Cejas, explica que além de fechar negócios, o objetivo das rodadas é também criar vínculos entre as empresas. “O foco dessas rodadas é mostrar que os municípios conseguem muitas vezes atender as necessidades de suas próprias empresas. Em uma rodada em Cascavel, por exemplo, uma indústria que importava uma linha metálica para produção descobriu que a indústria vizinha dela, distante poucas quadras, produzia exatamente o insumo que ele precisava”, lembrou.

“Por isso o Governo do Paraná acredita nesse modelo, que gera benefício para todos: o município e o Estado, com mais geração de empregos e renda, e o próprio setor produtivo local, que reduz custos, como, por exemplo, o frete”, concluiu o diretor de Mercado da Invest Paraná.