Governador em exercício exalta parceria entre Estado e o setor empresarial na posse da ACIL

Darci Piana participou da posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL). O empresário do setor gastronômico Angelo Pamplona assume o mandato de dois anos com a meta de intensificar o diálogo com o poder público para o desenvolvimento econômico da cidade.
10/03/2023 - 08:40

O governador em exercício Darci Piana participou na noite desta quinta-feira (09) da posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL). Na oportunidade, ele citou o exemplo da cidade, na região Norte do Paraná, para exaltar a importância do associativismo no desenvolvimento dos municípios, além de reiterar o apoio do Governo do Estado ao setor empresarial.

“Eu cheguei à Londrina pela primeira vez em 1967 e, desde então, a cidade se tornou uma metrópole. Cresceu com o trabalho da sua população e com a competência da ACIL, que é um exemplo de associativismo. O Estado vai continuar apoiando as entidades comerciais porque isso gera desenvolvimento econômico, mais empregos e aumento da renda”, declarou Piana.

Uma das medidas do Estado focada no setor é o processo de desburocratização. Recentemente, o Paraná completou um ano consecutivo com o tempo de abertura de empresas menor do que um dia, bem abaixo da média nacional. O Governo também apoia micro e pequenas empresas, que foram responsáveis por 81,9% das vagas de emprego criadas no Estado em 2022.

ACIL – Durante a solenidade, foi feita a transmissão do cargo da ex-presidente, Marcia Manfrin, para o novo presidente eleito da ACIL, Angelo Pamplona, empresário do ramo culinário há mais de 20 anos na cidade.

Ele assume um mandato de dois anos à frente da instituição ao lado de mais 16 empresários londrinenses que atuam de forma voluntária na defesa dos interesses do setor no município.

Em seu discurso, Pamplona agradeceu o apoio do Governo do Estado em pautas defendidas pela ACIL e resssaltou o crescimento econômico pelo qual o Paraná passou nos últimos anos.

“Ainda temos muitos desafios pela frente na área de infraestrutura, mas é importante destacar os avanços que conquistamos a partir do diálogo com o poder público”, disse. “Recentemente, o Paraná passou da quinta para quarta maior economia do País, o que é muito importante, porque todas as cidades paranaenses estão inseridas neste crescimento”.

Criada por um grupo de comerciantes em 1937, a ACIL completou 85 anos em 2022. A entidade foi uma das responsáveis por defender importantes conquistas que culminaram com o crescimento da cidade e da região Norte.

Exemplos disso foram a construção da ponte sobre o Rio Tibagi, na década de 40, a defesa da liberdade de expressão e da democracia, nos anos 70 e 80, e a criação do Movimento pela Moralização na Administração Pública.

A associação também apoiou a criação do novo Batalhão da Polícia Militar, a duplicação da PR-445, a trincheira da Bratislava e o viaduto da PUC, todas obras iniciadas na atual gestão estadual. A entidade trabalha, ainda, pela implantação do empreendedorismo nas escolas, a estruturação do Tecnocentro e do Ecossistema de Inovação.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel; o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves; o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra; o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, Alex Canziani; o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazzoti; o presidente da Faciap, Fernando Moraes; a deputada federal Luísa Canziani e os deputados estaduais Tiago Amaral, Luiz Claudio Romanelli e Cloara Pinheiro.