Revistas científicas da UEL alcançam cada vez mais destaque em suas áreas do conhecimento

A maioria dos periódicos obteve o conceito mais alto na avaliação do Qualis Periódicos, da Capes, referente ao Quadriênio 2017-2020, período em que a instituição passou a contar três programas de pós-graduação considerados de excelência (nota 7).
12/01/2023 - 16:30

As revistas científicas produzidas na Universidade Estadual de Londrina (UEL) vêm ganhando cada vez mais destaque em suas respectivas áreas do conhecimento. A maioria dos periódicos obteve o conceito mais alto na avaliação do Qualis Periódicos, da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao Quadriênio 2017-2020, período em que a instituição passou a contar três programas de pós-graduação considerados de excelência (nota 7).

Conforme a avaliação, divulgada no final do ano passado, 17 dos 27 periódicos científicos da universidade foram classificados com o índice A, que possui quatro estratos (A1, A2, A3 e A4). Destas, três foram reconhecidas com o índice mais alto (A1), conferindo relevância internacional ao trabalho dos pesquisadores envolvidos na produção dos artigos científicos e na edição dos periódicos.

Ferramenta de avaliação que mede indiretamente a qualidade dos artigos publicados pelos programas de pós-graduação no Brasil, o Qualis Periódicos teve sua metodologia de avaliação aprimorada em 2019, quando passou a adotar critérios mais objetivos. A nova metodologia foi fruto de um trabalho desempenhado pela Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG).

O método visa permitir uma comparação mais equilibrada entre as áreas, utilizando, também, indicadores internacionais para melhorar a comparabilidade dos programas de pós-graduação brasileiros com os de universidades de ponta, defendeu, à época, a Capes.

“Não tínhamos revistas classificadas como A1, que é o conceito mais alto, e passamos a ter três. Ao mesmo tempo, os conceitos A2 e A3 também são muito bons, o que indica que nossas revistas foram procuradas por pesquisadores de outras instituições. É um reconhecimento importante da comunidade científica, até porque quando um pesquisador termina um artigo, ele deseja publicar em uma revista onde o trabalho terá maior probabilidade de ser lido”, explica o diretor de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), Eduardo Araújo.

A avaliação do Qualis Periódicos ainda conta com outros seis níveis: B1, B2, B3, B4, B5 e C. O prazo para o envio de solicitações para alterações na classificação das revistas permanece aberto até o dia 19 de janeiro. “Geralmente essas mudanças, quando acontecem, vêm para melhorar o nível. No caso das revistas da UEL, nós não estamos entrando com recursos nessa avaliação”, diz Araújo.  Além das 17 revistas reconhecidas com o conceito A, a UEL passou a contar com nove classificadas no grupo B e uma no grupo C.

Conforme a Capes, a nova metodologia propõe uma classificação de referência que é dada por meio do uso combinado de indicadores bibliométricos e de um modelo matemático. Este método tem como base a utilização do número de citações do periódico dentro de três bases de dados: Scopus (CiteScore), Web os Science (Fator de Impacto) e Google Scholar (índice H5).

Esta metodologia também leva em consideração o percentual de artigos publicados por pesquisadores que não são ligados às instituições onde as revistas são produzidas, sendo mais relevante para o periódico e para a produção científica evitar a publicação endógena.

ACESSO – As revistas científicas produzidas na UEL podem ser acessadas no Portal de Periódicos Científicos, que é vinculado ao Sistema de Bibliotecas. Atualmente atravessando uma reformulação, o sistema adota medidas que visam melhorar a qualidade dos periódicos científicos, facilitando a indexação nacional e internacional e padronizando as informações. Dentre estas medidas estão a atribuição do DOI (Identificador de Objeto Digital) e a inclusão do ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) dos autores.

CLASSIFICAÇÃO:

Antíteses – A1