Revista científica do Tecpar avança na internacionalização dos artigos em 2022

Dos 43 trabalhos divulgados de janeiro a março, 23 foram produzidos em países como China, Colômbia, Índia, Irã, Paquistão, Tunísia, Turquia e Vietnã. Isso mostra o avanço na internacionalização, reforçando o protagonismo do Tecpar na produção científica, dentro e fora do país.
07/04/2022 - 14:10

A revista científica editada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) fechou o primeiro trimestre de 2022 com 54% dos artigos publicados por autores internacionais. O levantamento apontou que, dos 43 trabalhos divulgados de janeiro a março, 23 foram produzidos em países como China, Colômbia, Índia, Irã, Paquistão, Tunísia, Turquia e Vietnã.

O periódico Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT) iniciou suas atividades em 1946 e desde então divulga artigos originais de pesquisa e revisões, contribuindo para o avanço da ciência, tecnologia e inovação nacional e internacionalmente. Em 2021, a revista ultrapassou à marca de 4.500 artigos publicados e registrou o maior número de publicações nos últimos quatro anos, totalizando 168 artigos.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que o BABT se consolidou como uma das revistas científicas de maior expressão e relevância no cenário nacional. Agora, o periódico de origem paranaense avança na internacionalização, reforçando o protagonismo do Tecpar na produção científica, dentro e fora do País, e também na difusão deste conhecimento.

“A reconhecida credibilidade do BABT na comunidade científica se deve, entre outros fatores, à criteriosa seleção na divulgação de pesquisas de alto nível, às boas práticas editoriais adotadas ao longo do tempo, e às melhorias constantemente implementadas pelos atuais editores”, afirma Callado.

Uma das mudanças implementadas foi o ajuste no foco temático do BABT. A publicação, que desde a sua fundação recebia artigos em diferentes vertentes – passou a ter um escopo definido, voltado à aplicação de soluções tecnológicas. A partir de então, os artigos submetidos precisam conter uma aplicação prática, com foco na aplicação de ferramentas tecnológicas como máquinas, instrumentos, métodos, técnicas e processos para explicar problemas atuais e emergentes.

AVANÇO Nos últimos anos, as revistas científicas de países emergentes, como China, Coreia do Sul, Rússia e Brasil, têm intensificado seu processo de internacionalização. Para competir no mercado editorial internacional de periódicos científicos um dos requisitos é o conteúdo em inglês de boa qualidade, já que a academia internacional se comunica nessa língua.

Além disso, é necessário investimento contínuo na profissionalização, com um corpo editorial diversificado e de excelente reputação acadêmico-científica. A seleção de artigos mais rigorosa aumenta a qualidade e a visibilidade dos trabalhos publicados.

Em consonância com estes critérios, o BABT possui um corpo editorial composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros com credibilidade e reconhecimento da comunidade científica. Atualmente o periódico conta com cerca de 500 revisores, selecionados entre pesquisadores renomados em sua área de atuação, de instituições nacionais e internacionais.

Além disso, o periódico já é publicado em língua inglesa desde 1999, com objetivo claro em ser um periódico internacional. Atualmente está disponível em formato eletrônico na biblioteca digital aberta Scientific Electronic Library Online (SciELO).

FATOR DE IMPACTO – Outro ponto relevante para a internacionalização de periódicos é o Fator de Impacto (FI). Considerado o principal indicador de qualidade de uma publicação científica, o FI é a métrica que identifica a frequência média com que o artigo de determinado periódico é citado.

“Pesquisadores renomados e os melhores artigos estarão em revistas com fator de impacto mais alto, por isso, é muito importante aumentar a presença em indexadores internacionais como o Journal of Citation Report (JCR), da Clarivate Analytics, que seleciona os periódicos mais expressivos em determinadas áreas do conhecimento, em todo o mundo”, explica Livia Nogueira dos Santos, gerente do Centro de Informações Tecnológicas do Tecpar.

Ela conta que a revista científica do Tecpar está entre as publicações brasileiras que têm a visibilidade auditada pelo JCR há quase três décadas. A divulgação mais recente do indexador, em 2020, apontou que o BABT teve seu FI elevado de 0,579 (em 2019) para 0,797 (2020) no ranking das revistas científicas internacionais auditadas.

“O aumento no Fator de Impacto demonstra que a qualidade dos artigos publicados na revista científica do Tecpar tem crescido a cada ano, fazendo com que sejam cada vez mais citados”, diz Lívia.

BALANÇO – Por ano, o BABT recebe a média de 800 artigos, dos quais são publicados cerca de 15%. Os 43 artigos publicados no primeiro trimestre de 2022 estão distribuídos nas seguintes áreas de conhecimento: saúde humana e animal (11); agricultura, agronegócio e biotecnologia (11); engenharia, tecnologia e técnicas (09); ciências biológicas e aplicadas (08); ciência e tecnologia de alimentos ou rações (04).

AUTORES LOCAIS Ao mesmo tempo em que investe na internacionalização do BABT, o Tecpar estimula e prestigia trabalhos de autores locais. No ano passado, para celebrar o marco dos 75 anos do BABT, o Instituto lançou uma edição comemorativa da revista com 32 artigos de pesquisadores do instituto e de universidades paranaenses, para valorizar a produção científica dos pesquisadores locais.