Referência no País, Tecpar chega à marca de 19 mil auditorias de certificação

Auditorias são as avaliações que fazem parte do processo de certificação de sistema de gestão da qualidade de empresas. A maioria dos clientes certificados mantém contratos contínuos com registro de mais de duas décadas de relacionamento.
Publicação
29/03/2022 - 14:20

Confira o áudio desta notícia

A unidade de certificação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) chegou à marca de 19 mil auditorias em sua atuação no Paraná e no Brasil. As auditorias do Tecpar Certificação são as avaliações que fazem parte do processo de certificação de sistema de gestão da qualidade de empresas. A maioria dos clientes certificados mantém contratos contínuos com registro de mais de duas décadas de relacionamento.

O Tecpar Certificação foi o primeiro organismo a obter o credenciamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a certificação de orgânicos.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que os programas de avaliação e certificação da conformidade do Instituto estão estruturados em padrões internacionais reconhecidos e seguros, e que seguem rígidos processos de auditoria. “A certificação é uma maneira de agregar valor aos produtos e serviços ofertados pelas empresas. Por meio dela, o Tecpar contribui para que as organizações paranaenses e brasileiras se tornem mais competitivas, oferecendo um diferencial que atesta o seu compromisso com a qualidade”, afirma.

As auditorias permitem verificar se sistemas, produtos, processos e/ou serviços estão em conformidade com requisitos nacionais, estrangeiros ou internacionais. Mesmo durante a pandemia, o Tecpar manteve o atendimento às empresas e não parou de realizar auditorias, que aconteceram de forma remota, sem a necessidade presencial dos auditores nas organizações.

O novo formato trouxe mais agilidade aos processos e também representou mais economia. A estimativa é que 50% dos clientes conseguiram reduzir custos com o processo de certificação devido à eliminação de despesas com viagens, deslocamento e hospedagem dos auditores.

EXCELÊNCIA – Cliente do Tecpar Certificação desde 2020, a Trional Ensaios passou pelo processo de auditoria mais recente neste mês de março. A empresa é especializada em ensaios que atestam que uma obra atende à normativa técnica sobre o desempenho de edificações habitacionais.

Marcelo da Costa Teixeira, diretor executivo e técnico da companhia, conta que buscou a certificação com o objetivo de gerar maior confiança aos clientes. Para ele, quem possui uma certificação demonstra preocupação com o produto ou serviço que está entregando.

“Devido à excelência do atendimento e do serviço que buscamos oferecer, a certificação é uma forma de diferenciar nossa empresa no mercado. Ter o certificado leva a incluir determinadas regras dentro da sua empresa e cria uma rotina, um círculo virtuoso de atividades que ajudam a melhorar o negócio ainda mais”, afirma.

Teixeira conheceu o Tecpar por indicação de auditores internos e externos ligados à empresa. Entre as características que pesaram na escolha estão a seriedade, o compromisso e valores dentro do mercado. “Outro ponto que consideramos foi o profissionalismo e o alto grau de exigência dos auditores do Tecpar, o que acaba nos motivando a melhorar cada vez mais. O site automatizado, que facilita solicitar uma nova certificação, também é um diferencial”, destaca.

AUDITORES – Para fazer as auditorias o Tecpar conta com um time de 44 auditores e auditoras, internos e externos. Uma delas é Marieta Fontes Sobral Pofahl, química industrial e mestre em Tecnologia de Celulose e Papel.

A profissional, que trabalha com o Tecpar Certificação há dez anos, conta que os programas de avaliação e certificação de conformidade do instituto são bem estruturados e disponíveis para empresas dos vários setores. Ela também destaca a importância do acompanhamento junto aos auditores, desde a elaboração do plano até a entrega do relatório de auditoria.

“O auditor deve ficar atento ao escopo da auditoria e às regras a serem seguidas no decorrer das atividades para a certificação. Ele também deve seguir a sistemática de preparação e execução de auditorias de sistemas de gestão estabelecida pelo organismo certificador, que no seu caso é o Tecpar”, explica.

ABRANGÊNCIA – As áreas atendidas pelo Tecpar Certificação são diversificadas, abrangendo 22 focos de atuação para que empresas de todos os portes possam ter seus sistemas e produtos certificados pelo instituto.

Na relação de produtos que podem ser certificados estão componentes elétricos e de telecomunicações, eletrodomésticos e unidades armazenadoras. O Tecpar oferece ainda a certificação de produtos orgânicos, integrando o programa estadual Paraná Mais Orgânico.

Entre as certificações de sistemas disponíveis estão o Sistema de Gestão da Qualidade (NBR ISO 9001), Sistema de Gestão Ambiental (NBR ISO 14001), Sistema de Gestão da Qualidade para Empresas da Construção Civil PBQPh), Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (ISSO 45001) e Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ – Módulo Rodoviário) e o Sistema de Gestão de Segurança Viária (ISO 39001) – normativa que busca reduzir as mortes e lesões graves relacionadas a acidentes de trânsito.

Além disso, para auxiliar as organizações a identificar e minimizar as consequências negativas de suas atividades à biodiversidade, o instituto oferece a avaliação para obtenção da Certificação Life.

GALERIA DE IMAGENS