Quatro meses após retomada, camping do Pico do Marumbi já reuniu quase 150 aventureiros

Estrutura reaberta em dezembro do ano passado no Parque Estadual Pico do Marumbi permite até 20 barracas, com no máximo três pessoas em cada uma. O valor do pernoite é de R$ 20 por dia e por campista, com direito à meia-entrada estabelecida por lei.
Publicação
16/04/2024 - 15:30

Confira o áudio desta notícia

A reabertura do espaço de camping para pernoite no Parque Estadual Pico do Marumbi, entre Morretes, Piraquara e Quatro Barras, completa quatro meses nesta terça-feira (16). Desde então, a Unidade de Conservação (UC) administrada pelo Instituto Água e Terra (IAT) recebeu 146 pessoas que optaram por dormir em meio à mata, com direito à vista do grupo de montanhas do conjunto.

De acordo com a organização do espaço, os aventureiros noturnos equivalem a 2,3% dos visitantes no período – o parque atraiu 6.320 pessoas entre dezembro e abril. “O camping torna a experiência dos visitantes mais rica. O pernoite aproxima o público da natureza e do próprio parque, sempre prezando pelo respeito às normas e a biodiversidade do lugar”, afirma o chefe da Unidade de Conservação, Gabriel Camargo Macedo.

A área de camping foi desativada em 2020 por causa da pandemia de Covid-19. A atividade voltou em 16 de dezembro do ano passado. Neste momento, a estrutura permite até 20 barracas com, no máximo, três pessoas em cada uma.

Regulamentado pela Portaria IAT 489/2023, o camping fica a 4,6 km da base de prainhas, próximo à Estação Marumbi e à base do IAT no local. Conta com banheiros, chuveiros, tomadas (110V) e uma praça de alimentação coberta, com bancos e mesas fixas, além de pias para limpar as louças.

De acordo com o documento, os interessados devem apresentar o termo de Conhecimento de Risco devidamente preenchido e assinado. Além disso, é reservado à administração da Unidade de Conservação o direito de suspensão de reservas e solicitação de desocupação total ou parcial sempre que houver necessidade, visando o desenvolvimento seguro da atividade.

O valor é de R$ 20 por dia e por campista – o pagamento só é feito após a confirmação da abertura da vaga pelo IAT, via WhatsApp, pelo número (41) 99554-3988. Idosos têm direito à meia-entrada. Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais estão isentas.

O atendimento e entrada no camping é das 8h às 15h, sempre de quarta-feira a segunda. O horário limite para saída do camping é 12h.

ATRATIVOS – O Parque Estadual Pico do Marumbi tem 8,7 mil hectares de área e é classificado como Unidade de Conservação da Natureza de Proteção Integral, ou seja, um complexo ambiental com objetivo principal de conservar a rica biodiversidade local.

Entre os principais atrativos, destaque para parte da histórica Ferrovia Paranaguá-Curitiba, com diversas construções antigas como as Estações do Marumbi e Engenheiro Lange. Vale a visita também ao Salto dos Macacos; Caminho do Itupava; Conjunto do Marumbi, formado por diversos Picos que superam mil metros de altitude, como a Ponta do Tigre (1.400 m); e as trilhas Noroeste, Frontal e Morro do Rochedinho.

Saiba como proceder para acampar no Parque Estadual Pico do Marumbi e quais dados informar:

- Entrar em contato com sete dias de antecedência da data desejada para acampar, via WhatsApp do camping (41) 99554-3988, para verificar o número de vagas e demais esclarecimentos;

- Data de entrada e data de saída do camping;

- Cópia do documento daqueles que irão acampar;

- Nome completo, data de nascimento, cidade em que reside e telefone para contato de todos os campistas;

- Pagamento da taxa via depósito na conta do IAT deve ser feito somente após a confirmação da abertura da vaga via Whatsapp;

- Envio do comprovante de pagamento via WhatsApp do camping: (41) 99554-3988;

- Apresentação dos documentos pessoais e termo de conhecimento de risco na portaria do Parque Estadual Pico do Marumbi.

Para mais informações acesse AQUI.

BOAS CONDUTAS – Para garantir uma estadia harmoniosa a todos, o Instituto Água e Terra possui a Portaria IAT 489/2023 que dispõe as normas e proibições na área de pernoite.

- Não é permitido fazer fogueiras;

- Uso de fogareiro fora de área estabelecida;

- Jogar lixo, nem mesmo orgânico, e enterrar restos de alimentos;

- Não lavar nada no rio, somente utilizar as pias. Não utilizar nenhum produto químico no rio. Exemplo: sabonetes, shampoos, pasta de dentes, protetor solar;

- Escovar dentes, se lavar e fazer necessidades fisiológicas fora das instalações sanitárias;

- Acampar somente nas vagas de barraca demarcadas;

- Não é permitido cavar, abrir valetas de drenagem, nivelar, retirar vegetação ou abrir novas áreas de barraca;

- Respeitar o horário de silêncio, das 21h às 7h;

- Respeitar os horários de visitação aos atrativos e as normas do Parque;

- Não é permitida a realização de atividades noturnas;

- É proibido fumar, em virtude do risco de incêndio;

- É proibido o consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas;

- Proibido alimentar, importunar ou maltratar animais silvestres;

- Proibido fazer varais improvisados ou utilizar as cercas para secar roupas, toalhas, etc. Caso necessário, secá-las sobre a barraca;

- O visitante deverá informar e assinar o cadastro para cada atividade no parque no dia da atividade;

A não obediência das regras estabelecidas resultará em penalidades nas esferas administrativa, cível e penal. Dependendo do caso, acarretará na proibição da entrada do visitante no Parque Estadual do Marumbi por um período de cinco anos.

COMO CHEGAR – A principal forma de acesso é por trem, que sai diariamente, às 8h15, da Rodoferroviária de Curitiba, e leva duas horas para chegar até a sede do Parque Estadual Pico do Marumbi, em Morretes. O visitante também pode ir de ônibus, saindo de Curitiba até a rodoviária de Morretes, onde uma linha municipal vai até o vilarejo de Porto de Cima.

Quem vai de carro de passeio pode pegar a BR-116 e entrar na Estrada da Graciosa (PR-410), seguindo até o vilarejo de Porto de Cima (PR-411), base do receptivo do IAT de Prainhas. Este trajeto também pode ser feito pela BR-277, virando na PR-408 (acesso a Morretes), seguindo pela PR-411 e chegando no receptivo do IAT de Prainhas.

Partindo do receptivo de Prainhas até a Estação Marumbi, existe um trecho de 4,6 km que devem ser percorrido a pé, de bicicleta ou de carro com tração 4x4.

Serviço:

Reservas pelo WhatsApp – (41) 9-9554-3988

Horário de funcionamento camping: 8h às 15h

O limite máximo para a saída dos visitantes: 12h

De quarta-feira à segunda-feira. O camping não funciona às terças-feiras

GALERIA DE IMAGENS