Pronto Atendimento de Pontal do Paraná receberá mais de 2 mil pacientes ao mês

Unidade fortalecerá a assistência 24 horas do município, reforçando a rede de urgência e emergência da região. Em fase inicial de construção, PAM recebe investimento de R$ 3,5 milhões do Governo do Estado.
17/01/2023 - 13:40

Os moradores de Pontal do Paraná, no Litoral do Estado, vão ganhar um novo Pronto Atendimento (PAM), unidade que fortalecerá a assistência 24 horas do município, reforçando a rede de urgência e emergência da região. O PAM está em fase inicial de construção e representa investimento de R$ 3,5 milhões do governo estadual. A capacidade será de até 2.100 atendimentos ao mês, em procedimentos de baixa e média complexidade.

"O Litoral do Paraná possui uma demanda alta em atendimentos de urgência e essa unidade irá ampliar a capacidade de operações e ofertar maior qualidade e segurança para os cidadãos que moram ou passam por Pontal”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, que esteve no local da obra nesta terça-feira (17). “A unidade contribui para o avanço da regionalização da saúde no Paraná, uma prioridade do governador Ratinho Junior".

Com uma estrutura de 812 metros quadrados, o novo PAM de Pontal do Paraná realizará serviços de consultas e triagem, exames, suturas e atendimento de emergência, além de aplicação de medicamentos e apoio diagnóstico para pacientes. "O PAM é um grande sonho que irá transformar nossa rede de assistência”, disse o prefeito Rudisney Filho.

Durante a visita, o secretário ainda informou o Executivo Municipal sobre a liberação de recursos do governo estadual para complementar a capacidade de atendimento. Ao todo, Pontal do Paraná receberá R$ 715 mil para a compra de uma ambulância e de um micro ônibus, além de equipamentos odontológicos para os programas de Saúde Bucal e Saúde da Família.

O secretário também conheceu a Unidade de Atenção em Saúde Especializada do município, a Policlínica. A obra, com recursos do governo federal, recebeu mais de R$ 2 milhões em investimentos municipais, e agora encontra-se na etapa final.

LITORAL – Também nesta terça-feira, o Governo do Estado autorizou um pacote de investimentos de quase R$ 16 milhões para a área de Saúde em Paranaguá, que inclui Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e ampliação e reforma da Maternidade Maria de Lourdes Elias Nunes, projetos anexos ao Hospital Regional do Litoral (HRL).