Governo formaliza construção de Ambulatório de Especialidades em São José dos Pinhais

Este é o quinto AME autorizado pela Sesa desde a última semana. As unidades devem reforçar o atendimento multiprofissional na realização de consultas e exames especializados de média complexidade.
16/01/2023 - 18:40

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), formalizou nesta segunda-feira (16) o investimento de quase R$ 27 milhões em obras no município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os recursos incluem R$ 23,7 milhões para a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), além de mais R$ 3,3 milhões em obras de Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo quatro construções, uma reforma e uma ampliação.

“Estes recursos envolvem obras importantes para o reforço e a qualidade do atendimento de São José dos Pinhais e de toda a Região Metropolitana. O AME é uma obra que lutamos por anos até esse momento do início da licitação, e agora começa a ter os desdobramentos necessários para sair do papel”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Em novembro do ano passado, o Governo do Estado formalizou o investimento de mais de R$ 200 milhões para a construção de dez AMEs. As unidades são divididas em Tipo I e II. A obra de São José dos Pinhais está dentro do AME Tipo I, que contará com 37 consultórios e dez salas de exames em um espaço de cerca de quatro mil metros quadrados, resultando em aproximadamente 20 mil consultas por mês.

“Esse projeto é de extrema importância para São José dos Pinhais e para todos os municípios que poderão ser atendidos com essa obra, porque a união faz a força. Queremos uma saúde de qualidade, principalmente após a fase mais crítica da Covid-19, e diminuir as filas das consultas médicas de especialidades que se agravaram ainda mais neste período”, disse a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer.

Ainda dentro dessa primeira modalidade, estão inseridas mais quatro estruturas, nos municípios de Campo Mourão, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Paranavaí. Já as obras dos AMEs tipo II, serão realizadas nas cidades de Cianorte, Irati, Ivaiporã e União da Vitória, e contemplam cerca de 2,5 mil metros quadrados com 22 consultórios e sete salas de exames cada, com capacidade de 12 mil consultas por mês.

Além destes projetos, o Estado também irá investir na construção do primeiro AME Universitário do Brasil, que será construído em Ponta Grossa, em parceria com a Universidade Estadual (UEPG).

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o o deputado federal eleito Geraldo Mendes; o prefeito de Campo Magro e vice-presidente do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), Cláudio Casagrande; o assessor da governadoria do Governo do Paraná, Renato Adur; a secretária de Saúde de São José dos Pinhais, Giuvana Casagrande; o presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Allax Siqueira; e demais autoridades e servidores do município.